Você já ouviu falar em implantes dentários? Essa técnica, que é revolucionária no universo da odontologia, está mudando a vida de muitas pessoas que perderam um ou mais dentes devido a problemas como cáries, periodontite, infecções, entre outros. Trata-se de um procedimento realizado a partir da fixação de um pino no maxilar, tornando possível a colocação de um dente artificial no lugar do dente perdido, e devolvendo ao paciente um sorriso saudável e perfeito.
E os benefícios dos implantes dentários vão além da estética. De acordo com a dentista Margareth Macêdo, que é especialista em Periodontita e Harmonização Facial, a colocação do implante pode melhorar, e muito, a mastigação, a fala e até mesmo aliviar a dor na articulação temporomandibular (ATM). “É uma solução completa para quem busca recuperar a funcionalidade e a beleza dos dentes. Muita gente fica com vergonha do próprio riso quando está sem dentes ou tem dentes quebrados e estragados, isso reflete demais na autoestima e, conseqüentemente, no dia a dia, no trabalho, nas relações afetivas e sociais”, observa a especialista.
No entanto, é importante ressaltar que nem todas as pessoas são candidatas ao procedimento. Pacientes com problemas sistêmicos de saúde, pessoas com diabetes ou problemas cardíacos graves podem não ser indicados para o implante. Além disso, crianças e jovens ainda em formação óssea também devem aguardar o momento certo para realizar o procedimento.
A boa notícia é que, para quem não tem uma boa saúde óssea, que não tem osso suficiente para a realização do implante, existe uma técnica chamada osteotomia Le Fort, que se trata de um enxerto ósseo interposicional, proporcionando a reconstituição vertical dos rebordos ósseos, sendo um meio aceitável para reabilitações sobre implantes em pacientes desdentados com maxilas atróficas.
“Não é exatamente uma técnica nova, mas tem ficado mais acessível e isso é muito importante. Os tratamentos de implantes estão bem evoluídos e cada vez atendem a mais pessoas. Além dos benefícios estéticos, que são muitos, tem os benefícios da saúde. E os procedimentos são praticamente indolores, só há mesmo o incômodo da cirurgia, que não é nada de mais. O ideal é sempre buscar orientação com especialista e seguir o tratamento corretamente”, explica Margareth.
Assim, se está interessado em saber mais sobre os implantes dentários, consulte um dentista especializado para avaliar se você é um bom candidato. Com a ajuda de exames e uma avaliação cuidadosa, o profissional poderá indicar o melhor tratamento para recuperar o sorriso e a saúde.
Margareth Macêdo (CROBA: 7811)
Formada pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, com especialização em Harmonização Facial. É também especialista em periodontia, com atualizações em prótese, cirurgia, estética, endodontia e em tratamento de disfunção temporomandibular e dor orofacial.