No dia 26 de julho, às 14h30, o projeto “Uma Quarta de FreePelô” recebe no Teatro Sesc-Senac Pelourinho um esquete teatral que faz parte do espetáculo “Dois de Julho – Uma História de Liberdade”, realizado pelo Museu Vivo na Cidade, instituição que tem o objetivo de preservar a memória histórica da Bahia e do Brasil através das linguagens artísticas. Na apresentação os atores farão um resumo da história da luta pela Independência do Brasil na Bahia e o público terá contato com personagens emblemáticos como Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e o Corneteiro Lopes.
O diretor do Museu Vivo na Cidade, Anderson Moreira, estará à frente da apresentação. Museólogo formado pela UFBA, ator, fotógrafo e produtor, ele fundou o Museu Vivo na Cidade, que ao longo de 15 anos tem participado ativamente das comemorações cívicas de Salvador. Pelo Museu Vivo da Cidade ele já montou e atuou com seu elenco em espetáculos como Memórias do Forte, Memórias da Cidade, Memórias da Cidade da Bahia, Natal no Mar, Heróis da Independência, 13 de maio, Seguindo os Passos de João, Memórias da Fortaleza de São Paulo, Coroação do Imperador, Heroína da Independência, além de Dois de julho – uma História de Liberdade. Com entrada gratuita, o encontro é direcionado aos alunos de escolas da rede pública de ensino.
Estímulo para escrever e soltar a criatividade – No último dia 19 de julho o projeto “Uma Quarta de FreePelô” recebeu jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, Colégio Estadual Azevedo Fernandes, ICEIA Barbalho, Escola Municipal Valdete Seixas de Oliveira, Ponto da Cidadania, Instituto Sagrado Coração de Jesus e os membros do Grupo Cultural da Terceira Idade. No palco os escritores Anderson Shon e Lorena Ribeiro promoveram um bate-papo sobre literatura, mas também sobre a capacidade de cada um escrever, criar seus próprios textos, se expressar criativamente e publicar.
Anderson Shon, além de escritor, é professor de Redação e Escrita Criativa e já lançou vários livros, como “Um Poeta Crônico”, “A Despedida do Super Futuro” e “Quando As Borboletas Saem do Casulo. Um de seus principais projetos literários atuais envolve a publicação da HQ “Estados Unidos da África”, elaborada em parceria com o ilustrador Daniel Cesart. Lorena Ribeiro é escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É criadora de conteúdo no YouTube e Instagram no projeto literário Passos entre Linhas. Publicou o livro infantil “O Divertido Glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos.
“Uma Quarta de FreePelô” antecipa a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece em agosto e conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia.
As escolas e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita gratuitamente pelo site www.jorgeamado.org.br (formulário disponível na aba ‘Serviços’). Para quem for sozinho ou em grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita dura cerca de uma hora.
Mais lugares para visitar de graça
O “Uma Quarta de FreePelô” entrou em acordo com várias instituições sediadas no Centro Histórico de Salvador e às quartas-feiras serão concedidas entradas gratuitas a visitantes, não só estudantes, mas ao público em geral. São elas: a Associação Protetora dos Desvalidos – SPD, Casa do Benin, Casa do Carnaval, Centro Cultural Solar Ferrão, a própria Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Memorial das Baianas de Acarajé, Memorial da Medicina Brasileira, Museu da Gastronomia Baiana, Museu de Imprensa, Museu do Mar Aleixo Belov, Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu Nacional de Enfermagem do Cofen – MuNEAN, Museu Tempostal e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. (lista das instituições com endereço logo abaixo)
“Uma Quarta de FreePelô” antecipa a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho – uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o SESC – e conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.
As escolas e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita gratuitamente pelo site www.jorgeamado.org.br (formulário disponível na aba ‘Serviços’). Para quem for sozinho ou em grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita dura cerca de uma hora.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.
Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado
Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.
Sobre o Sesc
O Sesc é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, que há 76 anos transforma milhares de vidas através das ações e projetos que realiza. A instituição beneficia crianças, jovens, adultos e idosos por meio de iniciativas que promovem bem-estar e qualidade de vida, ofertando serviços de excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Na Bahia, o Sesc dispõe de 23 unidades fixas, 11 na capital e 12 no interior, além de 3 Unidades Móveis de Saúde e 2 Unidades Móveis de Biblioteca, possibilitando ao seu público oportunidades para o desenvolvimento pleno de seu potencial. São escolas, restaurantes, teatros, academias, hotéis, centros de lazer e convivência e diversos outros espaços que atendem os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o público em geral, de ponta a ponta do estado.
Serviço:
Uma Quarta de FreePelô
Data: 26 de julho
Horário: a partir das 14h30
Locais : Fundação Casa de Jorge Amado e Teatro Sesc Senac Pelourinho
Lugares para visitar
Associação Protetora dos Desvalidos – SPD
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, nº 17
Horário: 9h às 16h
Casa do Benin
Endereço: Rua Padre Agostinho Gomes, nº 17 – Pelourinho
Horário: 10h às 17h
Crédito da Foto: Jefferson Peixoto
Casa do Carnaval
Praça Ramos de Queirós, s/n – Pelourinho
Horário: das 10h às 18h (entrada até as 17h)
Centro Cultural Solar Ferrão
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho
Horário: 10h às 16h
Igreja de São Pedro dos Clérigos
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, s/n – Pelourinho
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo
Endereço: Rua do Passo, nº 52A – Santo Antônio Além do Carmo
Horário: 9h às 16h
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho
Horário: das 8h às 17h (entrada até as 17h)
Igreja Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, s/n – Pelourinho
Horário: 9h às 12h e das 13h às 15h
Memorial das Baianas de Acarajé
Endereço: Praça da Sé, s/n (próximo a Cruz Caída)
Horário: 9h às 17h
Memorial da Medicina Brasileira
Terreiro de Jesus, Pelourinho
Ref. Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia
Horários de visitação: 9h,11h,14,15h e 16h
Museu da Gastronomia Baiana
Endereço: Largo do pelourinho, 13/19 – Pelourinho
Horário: 08h às 16h20 – visita guiada ao Complexo da Gastronomia Baiana nos horários de 14h e 15h.
Museu de Imprensa
Associação Baiana de Imprensa – Rua Guedes de Brito, 1 Praça da Sé, Salvador – Térreo do Edif. Ranulfo Oliveira, sede da ABI
Ref. Ao lado Prefeitura Bairro Brotas/Centro
Museu do Mar Aleixo Belov
Endereço: Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 2 – Santo Antônio Além do Carmo
Horário: das 10h às 18h. (Última entrada às 17h)
Museu Eugênio Teixeira Leal
Endereço: Rua do Açouguinho, nº 01, Pelourinho
Horário: 9h às 18h
Museu Nacional de Enfermagem do Cofen – MuNEAN
Endereço: R. Maciel de Cima, 5 – Pelourinho
Horário: 10h às 17h
Horário: 9h às 16h
Museu Tempostal
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 33 – térreo, Pelourinho
Horário: 10h às 16h
Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica
Endereço: Rua Frei Vicente, 3, Pelourinho
Horário: 10h às 16h