Um estudo realizado na Concordia University, no Canadá, aponta que o bilinguismo auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças e na habilidade em resolver conflitos. Começar cedo também faz diferença na aprendizagem de outra língua, garantem especialistas. Nesta fase, a facilidade de assimilar, absorver e armazenar informações é superior em comparação com outros estágios da vida. Por possuírem uma mente flexível e adaptável, os pequenos compreendem mais rápido os novos sons, palavras e significados de uma língua estrangeira.
Para Marcia Schwartz, diretora da ACBEU Maple Bear Canadian School, escola que conta com unidades em Salvador e Camaçari, o contato com o inglês na primeira infância é um divisor de águas. “São notáveis as contribuições para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio e da autonomia. As crianças que são expostas ao inglês se tornam bilíngues com maior facilidade, além de ganharem um vasto repertório cultural e uma bagagem de conhecimentos que levarão para a vida adulta”, afirma Marcia.
Em conformidade com o que dizem estudiosos e grandes pesquisas sobre o bilinguismo precoce, na Maple Bear as crianças iniciam a educação infantil em imersão total em inglês, de forma lúdica e natural, até chegarem ao Ensino Fundamental II com uma linguagem bilíngue desenvolvida para acompanhar 50% das atividades em inglês e 50% em português, com alfabetização simultânea nos dois idiomas.
A proposta pedagógica da escola se traduz em vivências de aprendizagem que instigam o pensamento crítico e o uso de estratégias para a resolução de problemas, dentro do conceito “hands on learning” e “design thinking”, num ambiente literário e multicultural. As salas de aula dispõem de uma grande variedade de materiais pedagógicos organizados em estantes por área de conhecimento, com livre acesso dos alunos, incluindo uma biblioteca, pois o foco na literatura permeia a aquisição de conhecimentos em todas as disciplinas, que são integradas.
“Temos o Canadá, um país oficialmente bilíngue, como um exemplo a ser seguido. Os colégios canadenses têm um dos melhores desempenhos no PISA (Programme for International Student Assessment), um programa internacional que produz indicadores sobre a efetividade do ensino em matemática, leitura e ciências. Nesse sentido, há mais de dez anos firmamos o compromisso de trazer para a capital da Bahia e Região Metropolitana um programa de ensino que tem uma excelência constatada, sendo idealizado e aprimorado por especialistas canadenses e brasileiros. Para 2023, renovamos esse pacto com a educação, e iniciamos o nosso novo ciclo de matrículas para o próximo ano letivo”, finaliza Marcia.