Em 17 Territórios de Identidade da Bahia, 388 municípios aderiram ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf), iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com as prefeituras municipais para fortalecer a agricultura familiar no estado.
O Semaf é um serviço do município para atendimento direto aos agricultores familiares baianos, onde serão ofertados serviços como assistência técnica e extensão rural (ATER), regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (Garantia-Safra, água para produção, distribuição de mudas e sementes), implantação de infraestrutura rural (habitação e equipamento público), além do apoio à comercialização e implantação de agroindústrias familiares.
O SEMAF atua de forma integrada ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), unidade da SDR, nos Territórios de Identidade do estado. O objetivo é a implantação, execução e gestão de políticas públicas, programas, projetos e ações, com foco na promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Segundo o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, essa é uma estratégia do Governo do Estado. “Como o governador Rui Costa sempre diz, o Estado não faz nada sozinho. Entendemos que é importante a parceria com as entidades da sociedade civil e temos forte interesse em fazer essa parceria com os governos municipais, e criar um sistema estadual de políticas públicas para a agricultura familiar, onde possamos colocar uma grande rede de entidades e instituições públicas federais, estaduais e municipais envolvidas nesse processo”.
Rodrigues salientou ainda que o Estado continuará respondendo por suas responsabilidades, mas que é necessário o envolvimento dos municípios. “Fizemos um levantamento e em 170 prefeituras da Bahia contamos com um quadro de 600 profissionais dentre agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e outros. Um exército que precisa participar dessa construção de políticas estruturantes da agricultura familiar”.
As prefeituras que ainda não aderiram ao SEMAF devem procurar o SETAF do seu território.
Secom