Na situação atual provocada pela pandemia da Covid-19, ficou clara a importância na rapidez e dinamicidade em tempo real de disponibilização de informações. O Geopublica, realizado anualmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), atua como um ponto de convergência no que se refere ao uso de Geotecnologias e produção de Geoinformação no estado da Bahia. Com o objetivo de desenvolver uma comunidade de interesses entre as instituições públicas do governo na aplicação da inteligência geoespacial, na tomada de decisão, a IX edição do Geopublica 2020 está com inscrições abertas. O evento será realizado em formato virtual no mês de setembro e terá como tema “O Papel das Geotecnologias no Novo Normal”.
Durante a pandemia da Covid-19, evidenciou-se que a localização é essencial, no cruzamento de dados de diversas fontes transformadas em conhecimento, além das conexões em todos os níveis, seja local, regional, nacional e como estamos conectados, internacionalmente principalmente, quanto às questões social e econômica. Na tentativa de se adaptar ao “novo normal” as geotecnologias passam a interagir e se integrar fortemente com várias tecnologias como: Inteligência Artificial (IA), Big Data, Localização, Nuvem, Internet das Coisas (IoT), Sensores Orbitais, Drones, entre outras.
Nesta edição serão proferidas palestras, mesas-redondas com renomados especialistas que apresentarão seus pontos de vista sobre a temática do evento, questões políticas quanto à importância do uso dos dados através das Geotecnologias, cuja análise, por sua vez, propicia melhores e eficazes decisões baseadas em evidências e em tempo real.
Faz parte ainda da programação a realização de Workshop, Mini Cursos, Capacitação e Apresentação de Empresas Fornecedoras de produtor GEO. O Geopublica é promovido pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação do Estado da Bahia (Cecar) e pelo Grupo Temático de Informações Geoespaciais (Gtigeo), vinculado ao Comitê de Gestores de TIC do Estado da Bahia (Fortic).