O programa Crianças Condutoras do Futuro, desenvolvido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), está com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira (02). As ações consistem na realização de palestras e atividades para crianças e jovens realizadas gratuitamente em escolas públicas e privadas. As instituições podem agendar a visita pelo telefone (71) 3202-9163 ou pelo e-mail [email protected].
De forma lúdica e didática, os educadores da Transalvador transmitem aos estudantes conhecimentos básicos sobre o trânsito e seus componentes, como sinalização, placas, velocidade, além de alertar sobre suas responsabilidades como pedestres, incluindo orientações de como atravessar a rua com segurança.
“Nossas palestras levam em consideração o perfil dos alunos e da realidade do trânsito naquele local. Temos teatrinho, slides e brincadeiras, tudo para deixar a compreensão deste tema mais fácil para as crianças”, explica Mirian Bastos, gerente de educação para o trânsito. De acordo com Bastos, o conteúdo também pode ser sugerido pela direção das escolas, de acordo com a necessidade dos alunos.
Os temas abordados nos encontros seguem as diretrizes de educação para o trânsito definidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e as palestras têm duração de 30 minutos a uma hora. Em 2019, 123 escolas públicas e privadas foram atendidas e 10.442 alunos assistiram às palestras do Programa Crianças Condutores do Futuro.