“Se a hashtag fosse #vaccines1234, se contivesse uma alta proporção de desinformação de vacina conhecida, nós bloquearíamos essa hashtag completamente”, afirma Karina Newton, chefe global de políticas públicas do Instagram.
A rede social de fotos também plneja criar um pop-up para alertar os usuários sobre a busca por assunto ligados à saúde e entregar informações corretas. Ainda não foi anunciado um prazo para a inclusão do recurso na plataforma.
O Facebook também está sendo pressionado para combater propagandas anti-vacina. A empresa se comprometeu a barrar esse tipo de conteúdo no feed dos usuários, mas ainda é possível encontrar postagens que apoiam a causa.
A cidade de Nova York está passando por um surto de sarampo, doença que pode ser evita com a vacinação das crianças. A situação impulsionou a discussão sobre o impacto da desinformação sobre assuntos ligados a saúde que circulam nas redes sociais.
A tendência das pessoas que optaram por não vacinar tornou-se uma ameaça global à saúde em 2019, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
R7