Com o tema “Minha História Negra – Força, Magnitude e Ancestralidade”, o Coral e Grupo de Teatro Comvida realiza neste sábado, 27 de janeiro, a sétima edição do Sarau Negro. O evento acontece a partir das 18 horas, no Auditório Mário Gusmão, situado na sede do Instituto Comvida, organização social que atua no distrito de Catu de Abrantes, em Camaçari. O Sarau Negro é uma atividade artística que integra música, teatro, poesia, dança e artes visuais e faz parte das atividades do projeto Eu Sou Negão, um dos eixos de trabalho da organização.
Codirigido pela professora de canto e coordenadora pedagógica do Instituto, Itana Rosa, e pela atriz e diretora de teatro Mirela Matos, o espetáculo é uma grande celebração das artes e da cultura das periferias e contará com a participação de jovens de outras comunidades, como Cajazeiras. O trabalho visa descartar as ideias preconcebidas e assimiladas na perspectiva de negação da cultura negra, embasadas no mito da democracia racial.
Referência à marcante música do cantor e compositor Gerônimo, o “Eu Sou Negão” auxilia o processo de formação identitária e o desenvolvimento pessoal dos jovens integrantes do INSTITUTO COMVIDA. O projeto é pensado como ação de fortalecimento da reflexão continuada de valorização da cultura negra, em uma comunidade marcada pelo traço racial e seus impactos nas condições sociais de sua população, apesar de habitarem uma região de grande potencial de desenvolvimento econômico, às margens da Estrada do Coco.
O projeto tem sido contemplado por personalidades negras renomadas na Bahia e no Brasil, a exemplo do compositor e poeta Jorge Portugal; da secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Olívia Santana; os cantores Dão e Lazzo Matumbi; o cartunista Cau Gomez; o ator Luis Miranda; a Defensora Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis; a atriz Clara Paixão; o artista plástico Marcos Costa e a psicóloga Vera Santos. Em momentos diversos, eles têm participado das atividades, dentre elas palestras, exposições fotográficas, shows, cineclube, debates, criação de murais e do grupo terapêutico “Raça é Se (Re)Conhecer”.
SERVIÇO:
Sarau Negro – Força, Magnitude e Ancestralidade
27/jan – SÁBADO, 18h
Local: Auditório Mário Gusmão – Sede do Instituto Comvida
(Rua Novo Horizonte, 88, Catu de Abrantes – Camaçari)
ACESSO GRATUITO