Jovens negros e pardos de 19 a 30 anos, que tenham ideias de como impactar positivamente as suas comunidades, interessados e ligados ao movimento negro e cultural, são o foco dessa iniciativa inovadora. O Projeto Ori será lançado pelo Instituto IRIS em Santo Amaro, no dia 08 de junho, na Casa do Samba, às 18h30, com palestra do Dr. Hélio Santos, um dos nomes mais ativos do movimento negro brasileiro, e coordenador pedagógico do Projeto. Além desta e do protocolo formal de abertura, constará na programação da aula inaugural apresentações de grupos artísticos convidados da comunidade cultural negra da cidade.
Aos interessados, as inscrições continuam abertas para o curso gratuito de Gestão Cultural em Santo Amaro até o dia 09 de junho. Com início em junho e duração de 06 meses, as inscrições devem ser realizadas através do site www.institutoiris.org.br. O curso acontecerá, a partir do dia 12 de junho, de segundas as quintas-feiras, das 18 às 22h, em Santo Amaro na UFRB, sediada na antiga Escola Pedro Lago.
O Projeto ORI tem duração de 300h em cada cidade e será executado em 13 módulos: História da África e do Afrobrasileiros, Políticas Públicas para Igualdade Racial e de Gênero, Gestão da Cultura, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo, Introdução à Ciência e Tecnologia, Legislação para o Terceiro Setor, Economia Criativa, Gestão de Mídias e Redes Sociais, Marketing Social, Planejamento Estratégico, Elaboração de Projetos, Pesquisa Orientada. Além das aulas presenciais, os participantes terão workshops, visitas orientadas, palestras, e produzirão seus Picthes para apresentação em banca de conclusão e certificação ao final do curso.
Essa iniciativa terá atuação em cinco territórios da Bahia, tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta ainda com a parceria da Fundo Baobá, Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), Instituto Cultural Steve Biko, Instituto Mídia Étnica, Colégio Polivalente de Feira de Santana, Boulevard Shopping de Feira, Casa do Samba, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação da UFBA, Universidade Estadual de Santa Cruz, Teatro Popular de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, e Núcleo Territorial de Educação – 20 de Vitória da Conquista.