A Bahia, ao reconhecer os desafios educacionais que enfrenta, convidou o Instituto Natura para uma parceria estratégica destinada a elevar a qualidade do ensino no estado. Essa colaboração visa fortalecer o modelo educacional existente, com ênfase nas áreas mais vulneráveis e na promoção da equidade racial. Juntos, o objetivo é avançar na melhoria dos índices de desempenho educacional, apoiando as escolas que mais necessitam e promover uma educação mais inclusiva e equitativa.
Segundo estudos realizados pelo Instituto, a Bahia apresenta resultados importantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e de reprovação, especialmente entre estudantes negros e do sexo masculino. Para fortalecer o modelo de ensino no Estado e enfrentar os desafios existentes, destaca-se a importância de uma parceria estratégica que permita impulsionar, cada vez mais, a qualidade da educação.
Dados da Superintendência de Gestão da Informação Educacional (SGINF) da Secretaria Estadual de Educação da Bahia indicam que, em 2022, 148 mil estudantes foram reprovados ou abandonaram a escola. A taxa média de abandono dos aprovados foi de 7% no ano seguinte, enquanto entre os reprovados, 32% abandonaram a escola. Ao analisar os dados de insucesso escolar sob a perspectiva racial, foi identificado que o problema afeta mais intensamente os estudantes autodeclarados pardos e pretos, alcançando 30% nesse grupo.
O projeto para 2025 inclui a integração dos modelos existentes que buscará enfatizar o protagonismo estudantil, o acolhimento das equipes escolares e o envolvimento dos pais ou responsáveis, garantindo a eficiência dessa política pública como um direito dos estudantes. Esse modelo, com uma matriz revisada, será ajustado para complementar as metodologias já implementadas na Bahia, respeitando suas particularidades e avançando estrategicamente para promover a permanência dos estudantes e melhorar os resultados educacionais.
“Nosso objetivo é não apenas somar esforços, mas qualificar e potencializar o que já está sendo feito no estado, com foco na justiça cognitiva e na equidade racial. Toda a política transversal da Secretaria de Educação da Bahia será reforçada com essa parceria”, destaca Iara Viana, Gerente do Ensino Médio Integral do Instituto Natura.
Segundo a Secretária Estadual de Educação da Bahia, Rowenna dos Santos Brito, o Estado tem implementado uma política robusta de Educação Integral para garantir oportunidades iguais. “Na Bahia, 80% dos estudantes se declaram pardos ou negros. Implementamos ações como a ampliação do tempo na educação integral, bolsa presença e segurança alimentar, refletidas nos resultados do IDEB, que mostram uma queda na evasão escolar de 12% para 5%,” explica.
A parceria teve início com a realização de três diagnósticos no estado: Rede e Pedagogia, mapeando o funcionamento atual do modelo educacional; Marcos Legais, que avalia as políticas que estruturam a educação integral e a Escuta Ativa, uma pesquisa com gestores, professores, estudantes e superintendências regionais para compreender a percepção da política educacional no território. Essas análises servirão de base para a elaboração de um plano de ação para 2025.
Além disso, a Bahia também será inserida na estratégia nacional de equidade racial do Instituto Natura, com ações voltadas para a redução das desigualdades educacionais que impactam diretamente os estudantes negros. A expectativa é que o estado, reconhecido por sua diversidade cultural, se torne um case de sucesso e inspiração para outros estados brasileiros.
O Ensino Médio Integral e o impacto racial
Estudantes que cursaram o Ensino Médio Integral tiveram uma participação 17% maior no ENEM, em comparação aos alunos de tempo parcial. Além disso, apresentaram aumento nas notas em todas as áreas de conhecimento, com destaque para a Redação, onde alcançaram até 29 pontos a mais. Ao considerar o recorte racial, o impacto na Redação é até 12 pontos maior para estudantes pretos, pardos e indígenas (32p) em comparação com estudantes brancos e amarelos (20p). *
Instituto Natura debate tema em podcast
No quinto episódio da segunda temporada do Podcast do Instituto Natura, o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, conversa com a secretária estadual de Educação da Bahia e com a professora Iara Pires Viana. Juntos, eles explicam sobre o racismo estrutural histórico e abordam a importância da equidade racial na Educação e debatem como essa questão influencia resultados acadêmicos e trajetórias de vida.
*Dados da pesquisa “Efeitos do ensino médio em tempo integral sobre os indicadores educacionais dos alunos” – Naercio Menezes (FEA/USP e Insper) e Luciano Salomão (FEARP/USP), 2024.
Sobre o Instituto Natura
Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, por meio da incorporação do Instituto Avon, passou a atuar na defesa dos direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas voltadas à atenção ao câncer de mama e ao enfrentamento das violências contra as meninas e mulheres. Através de ações próprias e de parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, a entidade se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de iniciativas que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas, usando os recursos aprendidos e desenvolvidos durante os mais de 20 anos de atuação nas causas da mulher.