Cientistas da Verify, uma subsidiária do Google, afirmam terem encontrado uma forma de detectar o risco de alguém ter um ataque cardíaco ou câncer através da análise do olho.
Segundo o estudo, publicado na segunda-feira (19) no site da revista Nature, a técnica faz uma varredura em todos os pontos do olho, especialmente a parede traseira. Ao analisar esses dados, o software registra com precisão a idade, bem como se o paciente é fumante ou têm problemas de pressão.
Como resultado, o programa é capaz de prever se o paciente terá uma dessas doenças “com a mesma precisão dos métodos atuais”, segundo o estudo.
A grande diferença é que o teste com aprendizado de máquina é muito mais rápido que as iniciativas médicas humanas atuais, pois dispensa exame de sangue e outras análises laboratoriais.
Durante o desenvolvimento da inteligência artificial, cientistas alimentaram os algoritmos com dados de 300 mil pacientes. Além de exames de sangue, o programa também teve acesso a resultados de testes oculares para conseguir cruzar as informações.
Como em outros programas de aprendizado de máquina, os algoritmos identificaram padrões de saúde para chegar aos resultados e conseguir prever doenças graves, como câncer e ataques cardíacos. A taxa de acerto é de aproximadamente 70%, segundo o Google.
Após a publicação, a Verify afirma que testará seu software de forma mais profunda antes de liberá-lo para uso de profissionais de saúde.
Por mais estranho que possa parecer prever doenças cardíacas e câncer pela análise do olho, essa é uma prática relativamente comum na medicina.
A parte de trás do olho é cheia de vasos que refletem de forma geral a saúde do corpo e permite saber, principalmente, como está a pressão arterial do paciente.
R7