Em um mundo cada vez mais multitarefa em que as pessoas precisam realizar diferentes atividades ao mesmo tempo, receber uma ajuda da tecnologia é uma ideia bastante interessante e que já acontece em vários momentos e situações do dia a dia. Realizar buscas ou efetuar comandos por voz para uma assistente inteligente enquanto prepara o jantar, limpa a casa ou realiza qualquer outra tarefa já é possível com a ajuda das caixas de som inteligentes, conhecidas como smart speakers.
Esses assistentes providos de inteligência podem receber comandos de voz e realizar uma série de ações, como controlar dispositivos da casa, marcar eventos, configurar alarmes, consultar receitas, tocar as músicas favoritas, pedir comida, levantar informações sobre o trânsito e ainda fazer ligações telefônicas. Por tudo isso, segundo um levantamento da Strategy Analytics, as vendas de alto-falantes inteligentes em todo o mundo chegaram, no primeiro trimestre de 2020, em 28 milhões de unidades, um resultado 8,2% maior que no ano anterior. Projeções para o avanço deste mercado estimam que para 2021 esse aumento seja de 21% e que até 2024 as vendas cheguem a um total de 640 milhões de unidades.
No Brasil, esta é uma categoria de produto que também está ganhando cada vez mais destaque. Um levantamento da Hootsuite e We Are Social mostra que cerca de 4 em cada 10 brasileiros usam plataformas de voz para efetuar buscas ou comandos em algum dispositivo. O percentual brasileiro – 39% – fica próximo da média global, que é de 43%, e superior ao de países com mercados mais maduros, como os EUA, Reino Unido, França e Alemanha. “O hábito de uso da voz para realizar tarefas e comandos mostra que se ainda não temos os alto falantes inteligentes introduzidos massivamente nos lares brasileiros, estamos caminhando para isso”, afirma Marcio Pacheco, CEO e co-founder da PhoneTrack, startup de inteligência artificial aplicada à voz.
Como esperado, no caso de novas tecnologias, os mais jovens são os primeiros a adotar o uso. Uma pesquisa levantou que cerca de metade dos indivíduos na faixa de 16 a 34 anos que participaram do levantamento em todo o mundo afirmaram ter usado a voz para buscas ou comandos nos 30 dias anteriores à realização da pesquisa. “Por se tratar de algo relativamente novo, os smart speakers ainda devem revelar o seu potencial perante áreas como o e-commerce e a publicidade”, destaca o CEO. Atualmente, compras realizadas por plataforma de voz são minoria, mas um estudo da Adobe Digital Insights mostra que 2 em cada 5 usuários entendem que comprar por voz é mais fácil do que usando o computador. A mesma proporção de entrevistados afirma que compraria mais se os itens de interesse estivessem disponíveis nas plataformas. E 3 em cada 5 pessoas afirmaram que usariam as plataformas para compras domésticas recorrentes de menor valor.
Tecnologia de consumo com o tempo de adoção mais rápido da história, os alto falantes inteligentes chegaram para ficar. “Nos EUA, foi adotado por 50% da população em menos de 5 anos. Para se ter uma ideia, aparelhos como TV, Rádio, computadores e até mesmo a internet levaram mais que o dobro disso. Aqui no Brasil, é só uma questão de tempo para estarem incorporados ao dia a dia de milhares de brasileiros”, completa.