Apesar do período difícil, muitas pessoas estão tentando tirar algo de positivo da necessidade de ficar mais em casa e uso de mascaras. E se para alguns, foi momento de estudar uma nova habilidade ou idioma, para outros, foi de fazer um tratamento dentário, pelo menos é o que tem observado a ortodontista Candice Belchio
“No consultório, recebi diversos relatos de pacientes que estão aproveitando o momento para investir em si mesmos. Entre os relatos existem desde casos que finalmente estão tendo tempo de procurar essa ajuda, outros porque sempre foi algo que ficou em segundo plano e agora pôde dar prioridade, e até mesmo o caso de uma professora, que ao ter que enfrentar frequentemente a câmera para videochamadas e videoaulas, percebeu que estava na hora de resolver algo que a incomodava muito”.
Entre os tratamentos com maior busca está o ortodôntico, em que se faz uso de um aparelho fixo, combinado ou não, com outros materiais, e com objetivo de corrigir a posição dos dentes e ossos que se encontram inadequados. A falta de correção, além do impacto pessoal, pode trazer consequências como a perca precária dos dentes e problemas na mastigação.
Grande impacto na autoestima
A dentista ainda explica que, outro potencializador nessa busca, foi também o uso de mascaras, especialmente em pessoas mais tímidas, que aproveitaram o período para fazer um tratamento em que se há necessidade do uso de aparelho, por exemplo.
“O sorriso tem um impacto muito grande na autoestima”, afirma Candice. “Nós sentimos falta de ver os sorrisos por trás das máscaras, e agora com toda essa comunicação online, em que vemos praticamente só do pescoço pra cima, virou quase que um ponto de atenção, então acredito que seja muito normal esse aumento. Ademais, imagino o impacto que vai ser, poder sair sorrindo por ai, com os dentes bem cuidados e a saúde em dia, quando não precisarmos mais usar as máscaras”. Completa.