Tem muita gente pensando em abrir um pequeno negócio com o dinheiro da conta inativa do FGTS. É uma boa oportunidade para criar uma nova fonte de renda, mas é preciso ter cuidado na hora de investir.
O empreendedor precisa de reserva financeira para que ele possa empreender com segurança e tranquilidade. Qualquer negócio, mesmo em franquias com alta rentabilidade e retorno, demora, em média, de 1 ano e meio a 2 anos para ter retorno.
Para ter capital de giro, o professor de educação financeira recomenda não aplicar todo o dinheiro do FGTS para abrir o negócio. Quite antes suas dívidas.
Em alguns casos, é recomendado fazer empréstimo para completar o capital necessário. “O endividamento nem sempre é ruim. O endividamento para poder empreender é uma ótima saída, dependendo do retorno do investimento que você está fazendo naquele negócio naquela franquia”, explica Reinaldo Domingos.
Nosso consultor financeiro faz mais um alerta: se for para abrir um negócio com esse dinheirinho do FGTS, invista em algo que você conheça. “Sem dúvida alguma, é uma oportunidade. Se a pessoa entender que aquilo que ela vai investir, ela conhece, ela domina, se não dominar vai buscar por uma franquia que domina o assunto”.
G1