Depois da fonte de cerveja da cidade de Žalec, na Eslovênia, chegou a vez dos amantes do vinho ganharem um lugar totalmente dedicado à bebida bacônica. Pode parecer um sonho, mas é realidade desde 2016 na Itália. E o melhor: o acesso à fonte de vinho é grátis!
O dispensador foi instalado no vilarejo de Abruzzo com o objetivo de oferecer a bebida gratuitamente aos peregrinos que percorrem o Cammino di San Tommaso, que vai de Roma a Ortona. Apesar disso, qualquer pessoa pode se servir.
Não há informações sobre como é feito o controle quanto à idade dos bebedores. Apesar disso, na Itália não é estipulada uma idade mínima para consumo legal de álcool, apenas para a compra de bebidas.
Apelidada de Fontana del Vino, a atração funciona 24 horas, 7 dias por semana, dentro de uma estrutura que lembra uma barrica de vinho. De acordo com o The Telegraph, o bebedouro é mantido pela vinícola Dora Sarchese em parceria com a organização que toma conta do Cammino di San Tommaso, um percurso de mais de 300 km de peregrinação religiosa.
Mapa do Cammino di San Tommaso
O Cammino di San Tommaso foi inspirado no famoso Caminho de Santiago. Mais curto, o itinerário pode ser percorrido em 15 dias. O objetivo é chegar até a cidade de Ortona, onde estariam os restos mortais do apóstolo São Tomé.
R7