O líder espírita Divaldo Franco, de 93 anos, que passou por cinco horas de cirurgia nesta semana, e saiu da UTI na quinta-feira (30), deverá receber alta no domingo (2). Em entrevista ao G1 na manhã desta sexta-feira (31), Mário Sérgio Almeida, diretor do Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho disse que ele está bem e que já fica de pé.
“Após deixar a UTI, ele está na semi-intensiva e aguarda o médico para ser liberado para ir pro quarto. A alta está prevista para domingo (2). Mas, após a alta, ele continua em São Paulo, na casa de uns amigos. Deve ficar por quatro a cinco dias. Depois, ele volta para o hospital, mas só para fazer revisão. Depois, ele vai para Salvador. A previsão é que volte para Salvador na sexta ou no sábado da semana que vem”, disse o diretor.
A cirurgia para a correção de três hérnias de disco começou na tarde de quarta-feira (29) e terminou durante a noite do mesmo dia. Logo após, Divaldo precisou ser levado recuperação em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Na ocasião, ele estava bem e comunicativo.
Divaldo Franco, líder espírita, deixa UTI após cirurgia para retirar 3 hérnias de disco
Ainda de acordo com Mário Sérgio Almeida, ele amanheceu nesta sexta muito bem.
“Ele está bem. Ele está muito bem. Ele está caminhando. Fazendo fisioterapia, já fica de pé. Está ótimo para quem operou há dois dias”, falou.
Em maio deste ano, Divaldo Franco, que é natural de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, lançou o livro Vidas Vazias, ditado pela guia espiritual dele, Joanna de Ângelis, no dia em que fez aniversário.
Toda a renda adquirida com a venda da obra foi revertida para as Obras Sociais Mansão do Caminho, localizada em Salvador, uma instituição que acolhe e educa gratuitamente crianças carentes. O livro tem 30 mensagens de estudos e reflexões, com métodos eficazes para problemas do dia-a-dia, para que se possa conquistar a plenitude
Cirurgia
A Mansão do Caminho informou o final da cirurgia de Divaldo por volta das 23h de quarta (29). Ele ficou por volta de cinco horas no procedimento. “Agradecemos as manifestações de solidariedade, por meio de preces e vibrações. Continuemos em oração para seu completo restabelecimento”, escreveu a direção do centro nas redes sociais.
Na segunda-feira (27), o diretor das Obras Sociais Mansão do Caminho, Mário Sergio Almeida, informou que o médium e orador espírita sentiu dores, mas não apresentava complicações de saúde.
A diretoria da instituição afirmou que a cirurgia de Divaldo Franco seria feita na terça-feira (28). Entretanto, o procedimento cirúrgico foi adiado para a noite de quarta.
Divaldo Franco
Nascido em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana, o líder espírita já publicou mais de 250 livros, de mais de 200 autores espirituais.
Em setembro de 1947, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção. Cinco anos mais tarde, em 1952, Divaldo Franco deu início ao seu maior trabalho: a fundação, ao lado de Nilson de Souza Pereira, da Mansão do Caminho, instituição localizada no bairro de Pau da Lima, em Salvador, que acolheu e educou crianças sob o regime de Lares Substitutos. A instituição já tirou mais de 160 mil pessoas da condição de miséria extrema.
Em vinte Casas Lares, educou mais de 600 filhos, a maioria com família constituída. Na década de 60, iniciou a construção de escolas, oficinas profissionalizantes e atendimento médico.
Atualmente, a Mansão do Caminho é um complexo educacional com 83 mil metros quadrados e 52 edificações que atende a três mil crianças e jovens de famílias de baixa renda. O complexo atende a diversas atividades socioeducacionais como: enxovais, pré-natal, creche, escolas de ensino fundamental e médio, informática, cerâmica, panificação, bordado, reciclagem de papel, centro médico, laboratório de análises clínicas, atendimento fraterno, bibliotecas e outros.
Mais de 35 mil crianças passaram pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho. A obra é basicamente mantida com a venda dos livros mediúnicos e das gravações de palestras, seminários, entrevistas e mensagens de Divaldo.
G1