A Câmara de Vereadores de Jacobina, no norte da Bahia, publicou ato administrativo na quarta-feira (25), suspendendo as atividades da câmara por três dias. A medida, que segue até sexta (27), ocorreu como prevenção contra a propagação da Covid-19, após um vereador testar positivo para a doença.
O vereador Eduardo Alves Ribeiro da Silva, de 36 anos, participou da última sessão na Câmara que ocorreu em 19 de novembro e esteve no gabinete na última segunda-feira (23). Ele foi o primeiro a testar positivo na Casa Legislativa de Jacobina. O vereador chegou a apresentar febre e fortes dores no corpo, mas se recupera em casa.
A Câmara informou ainda que aguarda o resultado do exame de um servidor. Segundo a Casa Legislativa, desde o início da pandemia, há cumprimento rigoroso de todas as orientações da OMS Ministério da Saúde, Secretaria do Estado. Também houve controle de acesso ao plenário durante as sessões.
Ainda como parte da medida, durante essa suspensão de três dias, a Câmara de Vereadores de Jacobina está passando por higienização com desinfecção na área externa e interna. Segundo o presidente da Casa, todos os vereadores e servidores estão sendo testados. Esta é a terceira vez que eles passam por teste durante a pandemia.
A Câmara de Vereadores de Jacobina possui 17 vereadores e 30 servidores. Desses 17 vereadores, cinco se enquadram no grupo de risco.
Segundo a prefeitura de Jacobina, conforme apontam os dados atualizados na noite de quarta-feira, o município tem 1.774 casos positivos de Covid-19, com 390 pessoas em monitoramento e 1.324 curados. A cidade registrou 13 óbitos.
G1