É quase impossível encontrar hoje um guarda-roupa que não tenha pelo menos uma peça jeans. O que muita gente não sabe é que esse tecido começou a ser usado por trabalhadores de mineradoras nos Estados Unidos, por volta de 1850. Ciente de que a classe necessitava de um material resistente, o alemão Oscar Levi-Strauss teve a ideia de utilizar um tecido de algodão fabricado por um comerciante em Maryland. Graças à alta durabilidade, seu sucesso foi imediato e, pouco tempo depois, a calça jeans estava sendo utilizada também por ferroviários e trabalhadores rurais.
No guarda-roupa feminino, o jeans foi inserido a partir da Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres começaram a trabalhar em ambientes industriais. Em pouco tempo, ganhou os corações das grandes estrelas de Hollywood, tornando-se então uma tendência mundial, para todas as idades e gêneros. “Com o passar dos anos ele foi se transformando em algo necessário para qualquer armário desde jovens, adolescente e mais velhos”, conta a produtora de moda Graça Borges, que trabalha no meio há mais de 20 anos e hoje comanda o Brechó e Cia.
Para Tom Salvatore, jornalista de moda que também trabalha com bazar e brechó, o jeans, se pertencesse a um partido político, seria socialista. Isso porque, segundo ele, a peça movimenta dos mercados mais populares às grandes grifes. O jeans de hoje não é mais tão grosseiro, a peça foi se reinventando ao longo dos anos e tornou-se um grande coringa que aparece em todas as partes do mundo.
Da clássica calça usada pelos mineradores, vieram os vestidos, saias, bermudas, casacos, camisetas, entre outros modelos de roupa que vemos nas lojas hoje em dia. De acordo com Tom, as peças que mais estão mais em alta atualmente são as calças skinny e flare, e também jardineiras e macacões, que voltaram diretamente dos anos 90 para compor os looks atuais. Segundo Graça a flexibilidade do jeans fez com que ele se popularizasse. “Ele foi também se transformando através das lavagens, formas e novas cores, chegando hoje a algo que todos têm”, completa Graça.
Bahia Notícias