O Bem Bahia desta quinta-feira (11) apresenta artistas que marcam a cena baiana contemporânea. O Goethe-Institut Salvador-Bahia recebe a exposição ‘Derramei minhas fábulas em seiva de terra com meus olhos d’água’, da artista visual JeisiEkê de Lundu. Durante sua passagem pela Fligê, João Omar conta como foi registrar em disco a obra composta por Elomar. E reunindo artistas da Cidade Baixa, a Ocupação CBX promove atividades educativas e artísticas em sua primeira edição. O Bem Bahia vai ao ar todas às quintas-feiras, às 19h30, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.
JeisiEkê de Lundu é artista visual, escritora e performer transvestigenere nascida na divisa dos estados de Minas Gerais com a Bahia. O Bem Bahia visitou sua exposição, mostrando uma experiência multisensorial que envolve esculturas, pinturas, vídeos-performances e instalações. A artista mistura montanhas e dendê para criar processos artísticos que envolvem cura, memória, ancestralidade, biopolítica em uma encruzilhada diaspórica sertaneja no litoral.
Durante um passeio pela Feira Literária de Mucugê – Fligê, o programa conversou com João Omar, instrumentista, maestro, compositor e cantor e atual regente e coordenador da Orquestra Conquista Sinfônica. Ele conta para o telespectador sobre como foi a experiência de ser primeiro violonista a registrar em disco a obra completa para violão solo composta por seu pai, Elomar, compositor baiano que já teve diversas de suas obras interpretadas por grandes nomes da música brasileira.
A Ocupação CBX reúne artistas de Salvador, residentes na Cidade Baixa, região geográfica e histórica da capital baiana. O Bem Bahia circula pela primeira edição do evento, realizado no Espaço Cultural SESI Casa Branca, e que ofereceu oficinas para artistas e comunidade, além de contar com apresentações teatrais, música, performances e contação de histórias para crianças e adultos. O projeto contou com a realização do Território Sirius Teatro e foi contemplado pelo edital Territórios Criativos e pela Lei Paulo Gustavo.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Serviço:
Bem Bahia na TVE
Quando: Quinta-feira (11), às 19h30. Horário alternativo: sexta-feira (12), às 19h, e no domingo (14), às 18h30.
Onde: TVE e tve.ba.gov.br