A Semana Santa é uma tradição da religião católica que rememora a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, passa pela crucificação de Cristo e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
A Ordem de São Bento ou Ordem Beneditina é a mais antiga ordem religiosa católica de clausura monástica e é considerada como a iniciadora do chamado movimento monacal. A clausura tem o objetivo de manter os religiosos em um clima de recolhimento, de silêncio e de oração para uma perfeita busca de união com Deus.
” A vida do monge beneditino está pautada no carisma de São Bento chamado ‘Ora et Labora’, orar e trabalhar, orar pelas necessidades do mundo e da igreja” ,afirma Dom Anselmo, monge e padre do mosteiro.
Os monges beneditinos estão em Salvador há 436 anos e contribuem com a capital através do incentivo à cultura, arte e a promoção da pesquisa. Além do trabalho no Colégio São Bento, que é uma instituição católica que segue os princípios da espiritualidade beneditina.
“Despertamos às 5h da manhã, fazemos nossas orações comunitárias e depois dedicamos o dia para o trabalho no mosteiro e no Colégio São Bento”, conta.
Durante a quaresma, os monges realizam um jejum comunitário, que é obrigatório e acontece nas quartas e nas sextas-feiras. Os religiosos também realizam um jejum pessoal, onde cada monge escolhe o que vai abdicar no período.
Além do jejum, na semana santa os monges realizam meditações com textos da bíblia ou textos deixados pelo precursor São Bento, em preparação para a Páscoa.
“Na semana santa devemos viver um tempo de recolhimento, de silêncio, um tempo mais sóbrio. E deixar para celebrar com alegria no domingo da Páscoa”, recomenda.
G1