A cantora Jennifer Lopez foi processada em 150 mil dólares, equivalente a R$ 650 mil, por publicar em suas redes sociais uma foto sua ao lado do atual noivo, ex-jogador de beisebol Alex Rodríguez. De acordo com o UOL, com base em informações divulgadas pelo site E!, o registro pertence a uma agência de notícias e fotos chamada Splash News, que fez a fotografia do casal no ano de 2017, na cidade de Nova York. A empresa que foi responsável pelo flagrante afirma ser a única detentora dos direitos autorais da foto.
Segundo o que consta nos autos obtidos pelo E!, “os autores (da ação) nunca licenciaram a fotografia à ré. No entanto, Lopez utilizou-a sem autorização ou permissão dos autores para tal […] Especificamente, Lopez ou alguém agindo sob seu nome copiou a foto e a distribuiu no Instagram, pela conta @jlo, em um story publicado em 7 de novembro de 2017”.
A Splash News também informou que chegou a notificar a artista no dia 12 de dezembro de 2017 sobre a infração cometida e na queixa alegou que o uso de fotografias sem permissão é uma ameaça a futuro comercial da fotografia. Além do valor da indenização pedido pela agência, Lopez poderá ficar impedida de publicar qualquer nova fotografia que seja originada dos autores da ação.
Bahia Notícias