O ator Jim Carrey iniciou uma campanha, nesta terça-feira (6), contra o Facebook e anunciou que vai apagar o perfil dele na rede social.
A estrela do cinema informou que a razão é que a rede social faturou em cima da “interferência russa nas nossas eleições [dos Estados Unidos] e eles continuam sem fazer o suficiente para interromper esse movimento.
Carrey disse também que está vendendo as ações do Facebook que possui por preços simbólicos.
“Eu incentivo todos os outros investidores que se preocupam com nosso futuro a fazer o mesmo”, afirmou o ator, com a hastag #unfriendfacebook — algo como “deixe de ser amigo do Facebook”.
A postagem de Carrey no Twitter inclui ainda uma montagem com a imagem do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, com a tradicional mãozinha da rede social, mas com o polegar para baixo, e a inscrição “Fakebook”.
Fake News
Alvo de críticas e apontada como uma das redes sociais responsáveis pela disseminação de notícias falsas, que podem ter colaborado para decidir as eleições dos Estados Unidos em 2016, o Facebook reconheceu que falhou no combate às “fake news” em janeiro.
Duas semanas atrás, Samidh Chakrabarti, executivo do Facebook, questionou a interferência da rede social na democracia.
Em post no blog oficial, a empresa admitiu que os esforços para barrar as tentativas de usar a rede social para influenciar a eleição americana em 2016 não foi suficiente e fracassou.
R7