Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começarão na próxima segunda-feira (21) e terão a participação de 2.500 atletas de várias partes do país. Na manhã desta sexta-feira (18), foram divulgadas as informações sobre as provas e operação dos jogos durante um café da manhã para a imprensa esportiva na Arena Fonte Nova.
O evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é patrocinado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
A competição volta a acontecer em território baiano após 51 anos. A abertura do JUBs 2019 será realizada segunda-feira (21), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, às 19h. O evento tem investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado e o público poderá assistir todos os jogos de forma gratuita. A programação completa será disponibiliza no site da Sudesb até o final do dia.
O secretário da Setre, Davidson Magalhães, lembra o caráter inclusivo do esporte e o legado que o evento entrega para a sociedade. “O esforço de trazer o JUBs é exatamente para firmar a Bahia no calendário dos grandes eventos esportivos nacionais. Este evento vai reunir mais de dois mil atletas e confirma essa vocação da Bahia para ser um pólo esportivo. É a demonstração de que o governo do estado tem consciência do esporte como instrumento de inclusão social e fortalecimento dos vínculos comunitários e de espaço para o desenvolvimento sociocultural da nossa juventude”, afirma.
A programação do JUBs segue até o dia 28 de outubro e durante os seis dias haverá competições envolvendo treze modalidades que incluem basquete, futsal, handebol, judô, além do JUBs acadêmico que é a disputa de artigos científicos. As atividades serão realizadas no Centro Pan-Americano de Judô, Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Ginásio da Unisba, Ginásio de Lauro de Freitas, Gran Hotel Stella Maris, Centro de Treinamento da Ribeira e Piscina Olímpica da Bonocô. No Gran Hotel Stella Maris também funcionará o Boulevard dos Atletas que oferecerá suporte aos jovens, local de refeições e atividades lúdicas.
Segundo o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, o JUBs envolve mais de 3.500 participantes incluindo comissão técnica e grupo de trabalho e tem a participação de 1.200 instituições de ensino superior. “A expectativa é altíssima e não medimos esforços para oferecer aos atletas a melhor estrutura possível. Estarão em Salvador representantes de todas as 27 unidades da federação e o grande objetivo do JUBs é fazer com que nossas estrelas participem e façam um grande evento. É a grande festa do esporte universitário nacional”.
Participam dos jogos 172 atletas baianos de 21 instituições de ensino. A delegação anfitriã ficará hospedada no Hotel Marano, no bairro da Pituba. Para alocação de todos atletas do JUBs 2019, a organização do evento disponibilizou 15 hotéis.