O ano de 2025 chegou e o Afrochefe Jorge Washington dá a largada do projeto Culinária Musical com a primeira edição no primeiro domingo de janeiro, dia 5, a partir das 12h, na Casa do Benin, Pelourinho. Desta vez a festa vai até as 18h por conta do Troféu Colher de Pau, honraria que o Afrochefe concede há quatro edições a pessoas que apoiam a cultura negra.
“Foram muitos encontros artísticos até aqui, muitos talentos e empreendimentos negros divulgados nesse importante e diverso palco para a visibilidade da cultura negra da cidade que é o Culinária Musical. Encerramos 2024 na certeza de que esse projeto já se consolida como um point da nossa cultura”, diz o Afrochefe.
E o primeiro encontro vai ter a cantora e compositora baiana Ayrá Soares, que apresenta uma arte política e atenta às questões atuais referentes à negritude, fé e mulheres da diáspora africana. Seu convidado especial será o Ednei do Trombone – o Almirante Rítmico que vem conquistando o público em eventos culturais, acompanhando fanfarras com marchinhas clássicas do imaginário carnavalesco.
O público também terá a oportunidade de conferir de perto o show das Mestras do Ilú Obá De Min (SP), composto pelas mestras Beth Beli, Girlei Miranda e Adriana Aragão. Em um espetáculo percussivo único, elas receberão a convidada especial Mônica Millet em um show que celebra a força feminina na percussão e as tradições afro-brasileiras.
No Cantinho da Empreendedora terá o Quarto Amarelo Ateliê, da ilustradora, artista visual e artesã Tai Oliver, com seus produtos artesanais conectados à ancestralidade africana e indígena por meio da cerâmica, porcelana, couro do Sertão baiano e outros materiais.
O Afrochefe vai pra cozinha preparar um dos pratos mais pedidos de 2024, a sua Moqueca de Carne. Os pratos coringas Arrumadinho de Fumeiro e Casquinha de Siri e o novato, Moela ao molho de cerveja. Para quem não consome proteína animal, terá a Moqueca de Banana da Terra.
Premiação
E o ano vai começar com premiação: será a quarta edição do Troféu Colher de Pau, uma homenagem do Afrochefe Jorge Washington a pessoas com atuações voltadas para o fomento e valorização da cultura e empreendedorismo negro, além de homenagear também o público fiel e parceiros do projeto.
Na lista estarão nomes como o cantor e compositor Dão, artista parceiro do projeto desde as primeiras edições, o jornalista Dalton Soares por toda contribuição ao legado da culinária raiz com o quadro “Panela de Bairro”, a secretária de Promoção da Igualdade (SEPROMI), Ângela Guimarães, por toda contribuição ao empreendedorismo negro, a ex-colaboradora do Culinária Musical, Girlaci Andrade, a cliente assídua nas edições, Nayara Conceição, e o colaborador do projeto com seu Design, o designer Joshu.
Essa edição do Culinária Musical conta com patrocínio da Bahiagás.
SERVIÇO:
O que: Culinária Musical inicia com 4ª edição do Troféu Colher de Pau
Quando: 05 de janeiro (domingo), 12h às 18h
Quanto: entrada R$30, pratos R$80 (p/ 2 pessoas)
Onde: Casa do Benin (Pelourinho)