Integrantes do projeto Luta Cidadã da Base Comunitária de Segurança Pública (BCS) de Itinga conquistaram, neste domingo (18), o primeiro lugar, na categoria equipe, no IV Bahia Open de Taekwondo Moo Duk Kwan, realizado no último final de semana na Cidade do Saber, em Camaçari (Região Metropolitana de Salvador).
Além do troféu, a vitória garantiu a participação do grupo, composto por 7 alunos, no Campeonato Nacional de 2018 da arte marcial. Os atletas conquistaram ao todo 27 medalhas na competição: 15 de 1º lugar (ouro), sete do 2º (prata) e cinco para o 3º (bronze).
O comandante interino da BCS, tenente PM Aymar Schindler afirmou que os jovens já deram início a preparação para o nacional, ainda sem data para acontecer. “Em janeiro saberemos a data e o local dessa competição”, revelou.
O policial frisou a entrega e empenho dos jovens para o esporte. “Os mais empenhados são também os mais humildes”, falou. Já o soldado PM Leonardo de Jesus, professor do esporte, assegurou que o esporte tem mudado a vida desses jovens. “A luta traz valores e desperta esperança. Muitos só precisam disso para chegar mais além”, finalizou.
O projeto existe há cerca de cinco anos e já atendeu aproximadamente 500 moradores. Hoje a BCS tem 80 alunos no Taekwondo e 45 no Muay Thai.
SSP