Juazeiro será sede de um dos eventos mais aguardados do ano para os amantes da natação em águas abertas. Neste sábado (13), a partir das 13h, a VI etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas, promovida pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) chega ao Velho Chico mais uma vez.
Já tradicional na região, a prova de Juazeiro tem um significado especial para os atletas baianos, como explica Diego Albuquerque, presidente da FBDA:
“Juazeiro sempre foi uma das provas mais tradicionais do nosso calendário. Os atletas esperam ansiosamente para nadar nas águas do Velho Chico, e esse ano não podia ser diferente. A gente está esperando uma grande festa. Os atletas vão poder curtir uma experiência diferenciada que é nadar nas tradicionais águas do Velho Chico”, afirma Diego.
A competição contará com a participação de 350 atletas que vão disputar em quatro provas distintas: mirim (500 metros), petiz (800 metros), prova rápida (1.900 metros) e a prova principal de 5.000 metros, todas a favor da correnteza. Essas provas abrangem participantes de todas as idades, oferecendo uma oportunidade única para cada competidor.
Uma das novidades deste ano é a prova rápida de 1.900 metros, que terá sua largada em Petrolina, com os atletas atravessando de uma margem a outra do rio. Essa inovação promete adicionar um elemento extra de emoção à competição.
A etapa de Juazeiro é também classificatória para a Travessia Itaparica-Salvador, que acontecerá no final de dezembro de 2024. Os 180 melhores atletas do Campeonato Baiano terão a chance de carimbar seu passaporte para a mais prestigiada travessia do estado.
Entre os favoritos da prova principal masculina estão Arthur Pazos Brito, Renan Santos e Felipe Regis. No feminino, a líder da competição, Victoria Beatriz Rosário, tentará manter seu favoritismo, enfrentando concorrentes fortes como Claudine Tekes, Eduarda Jorge e a atleta local Fernanda Mitie, que pode surpreender.
O evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, através da Superintendência dos Desportos Aquáticos do Estado da Bahia (Sudesb), além do apoio das empresas Speedo, Intermarítima e Prefeitura local.