Você sabia que julho é considerado o mês da prevenção ortodôntica? A campanha Julho Laranja foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre os cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas oclusais, principalmente nas crianças. Segundo a ortodontista Júlia Torres, sócia fundadora da Spazio Concept, existe um mito que os pais devem esperar todos os dentes permanentes do filho nascerem completamente para consultar um ortodontista. “Isso é uma lenda. Os tratamentos preventivos são iniciados a partir dos cinco anos de idade, período que inicia a troca dos primeiros dentes, para aproveitar o crescimento da criança e, assim, facilitar a ortodontia corretiva. Dessa forma, é possível diminuir o tempo de tratamento e evitar muitos problemas na fase adulta, por isso que a prevenção é tão importante”, afirma.
Quando a primeira avaliação ortodôntica é feita nessa idade, é possível monitorar o desenvolvimento da oclusão dentária, prevenindo e interceptando de forma precoce as maloclusões, como o mau posicionamento dos dentes nas arcadas dentárias ou o desequilíbrio no relacionamento das bases ósseas, maxila e mandíbula. “Quanto antes forem tratadas, melhores serão os resultados, evitando o crescimento inadequado dos ossos e dos músculos da face, a deglutição atípica e a interposição inadequada da língua. É preciso identificar o agente causador dessa má-oclusão e sentir se a criança tem maturidade para colaborar com o tratamento precoce”.
Além disso, o Julho Laranja ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis nos pequenos, como uma higiene bucal adequada, alimentação balanceada e nutritiva e ingestão regular de água. “Acompanhar a criança no desenvolvimento da dentição é importante para evitar perdas precoces e também a retenção prolongada de dentes decíduos que podem prejudicar a erupção dos dentes permanentes”, explica. A ortodontista ainda destaca que o bom exemplo tem que vir dos pais. “Os cuidados com o corpo e com a saúde bucal nascem na infância e os pais são os grandes responsáveis por ajudar os filhos a desenvolverem uma rotina de cuidados bucais. É importante criar um ritual familiar na hora de escovar os dentes, tirando o peso de uma atividade obrigatória, que só deve ser feita por ordem dos pais. Quando a criança se diverte, é muito mais fácil criar um hábito saudável”, afirma.