Começaram nesta terça-feira (7), as medidas restritivas, com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus, em três bairros de Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador: Buraquinho, Pitangueiras e Vilas do Atlântico.
A medida vale até próximo domingo (12). Segundo a prefeitura, a circulação de pedestres e automóveis só será permitida em casos de extrema necessidade, como a ida a serviços e estabelecimentos comerciais essenciais que foram autorizados a funcionar – a exemplo de unidades de saúde, mercados, farmácias, postos de combustível, indústrias, agências bancárias e lotéricas, funerárias, segurança pública e privada, transporte e estabelecimentos voltados a alimentação e saúde animal.
A prefeitura explicou que a fiscalização será realizada em barreiras montadas nestas regiões. Por isso, os moradores deverão comprovar a necessidade do deslocamento.
Quem for flagrado descumprindo o decreto, pode ser autuado em flagrante pela prática dos crimes contra a saúde pública e desobediência. A prefeitura disse também que estabelecimentos comerciais não essenciais flagrados em funcionamento podem ficar sujeitos a aplicação de multa, e interdição e/ou suspensão de atividade comercial, conforme previsto em legislação municipal.
Nesses locais, serão realizados também a medição de temperatura e testes rápidos para Covid-19 em casos suspeitos da doença. Os pacientes com resultado positivo serão encaminhados às unidades de saúde, e acompanhados pelas equipes da Vigilância Sanitária do município.
Conforme informações divulgadas no último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na tarde de segunda-feira (6), Lauro de Freitas tinha 2.793 casos confirmados da Covid-19.
G1