Lutar por uma ação conjunta dos municípios situados às margens do Rio Joanes em parceria com estado e governo federal foi a proposta apresentada pela prefeita Moema Gramacho na abertura do seminário SOS Rio Joanes, nesta segunda-feira (2/04), na Assembleia Legislativa da Bahia. O rio que nasce em São Francisco do Conde e passa por mais seis municípios até chegar a Lauro de Freitas, está agonizante na avaliação de especialistas. Buscar formas de deter a degradação e revitalizar esse importante manancial é o objetivo principal do seminário que segue nesta terça e quarta-feira, no auditório do Centro Panamericano de Judô.
“A partir deste momento estaremos não só intensificando essa modernização, mas buscando fazer um trabalho efetivo do ponto de vista da coletividade envolvendo os municípios, Estado e Governo Federal”. A prefeita destacou ainda a importância histórica, social e econômica do rio, responsável por 40% do abastecimento da água potável de Salvador e Região Metropolitana, e apontou ações já em andamento na cidade que vão contribuir para a revitalização do Joanes no trecho que atravessa a cidade.
O secretário estadual de Meio Ambiente, José Geraldo Reis, classificou o seminário como uma luz que se ascende em torno da recuperação do Rio Joanes num momento em que se deve revolucionar o cuidado com os rios da Bahia. “Não podemos deixar de considerar a importância do rio Joanes, mas tenho que aproveitar esse momento para uma pregação mais ampla, um processo de angulação e da pedagogia que se faz necessária para mudança da mentalidade e filosofia de vida que temos que adotar na preservação do meio ambiente”.
O Seminário SOS foi organizado pela Secretaria de Planejamento de Lauro de Freitas em parceria com a Rio Limpo, uma Oscip-Organização Social de Interesse Público. “Quero ressaltar que a gestão de Lauro de Freitas está no caminho certo ao se preocupar com as águas do município”, frisou o secretário da Seplam, Mauro Cardim, curador técnico do evento. Na mesa do seminário, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, reforçou o engajamento no MMA na questão.
Para o coordenador da Oscip Rio Limpo, Fernando Borba, “a crise hídrica no Brasil não é fantasia dos ambientalistas, é realidade. A realização deste seminário me deixa muito alegre, e ver jovens engajados nessa luta é gratificante”. Alunos das escolas Kleber Pacheco e CEEPTIC de Lauro de Freitas participaram da cerimônia de abertura na ALBA. Vereadores e secretário municipais também acompanharam a prefeita na cerimônia.
Secretário de Meio Ambiente e Recurso hídricos de Lauro de Freitas, Alexandre Marques destacou a necessidade do trabalho conjunto na recuperação das águas fluviais. “Em Lauro de Freitas desaguam todas as impurezas provenientes, também, de outros municípios. Então pra nós é muito importante a despoluição. Mas para despoluir o Joanes é necessário despoluir os rios que se entrelaçam com ele, como o Sapato e o Ipitanga, em Lauro de Freitas, o rio Camaçari e outros que atravessam grandes cidades”.
A Prefeitura de Lauro de Freitas tem atuado constantemente na recuperação dos rios da cidade. Para a despoluição do Rio Sapato, além da limpeza a Prefeitura, através da Semarh, está notificando as empresas e residências localizadas às margens do rio. Já o Ipitanga, outro afluente do Joanes que atravessa a cidade de Simões Filho e áreas do subúrbio de Salvador até chegar a Lauro de Freitas, um projeto de macrodrenagem vai contribuir com a sua revitalização. A ordem de serviço para o início das obras será assinada nesta terça-feira, às 9h, pelo governador Rui Costa, em ato no canteiro de obras atrás do Restaurante Popular.
O Seminário SOS Rio Joanes reúne especialistas, ambientalistas e técnicos renomados no assunto, além de autoridades do Estado para debater a temática e apresentar recomendações ao final. Para conferir a programação completa acesse o link http://www.sosriojoanes.org/peogramacao/