Escolas, residências e o Hospital Municipal, na cidade de Madre de Deus (Recôncavo) vão ser beneficiados pelo projeto “Lê para mim, Madre!”, que vai trabalhar com “contação” de histórias e mediação de leitura para crianças do município. Uma oficina, ministrada pelas educadoras Maria José Matos e Carla Chistnet – com participação de Terezinha Passos e musicalização dos alunos de violão do Espaço de Cultura e Artes de Madre de Deus -, deu partida à iniciativa que se estenderá até abril.
O projeto foi selecionado nos Editais Setoriais 2016, na linha Incentivo à Formação de Leitores e Mediadores, do Fundo de Cultura da Bahia (Secretaria de Cultura e da Fazenda) e fortalece a relação da Biblioteca Pública Municipal com a comunidade. Segundo o diretor de Cultura e Turismo e coordenador do projeto, Cláudio Silva, foram capacitadas 12 agentes de leitura que trabalharão em diferentes ambientes, inclusive no setor de internação pediátrica do Hospital municipal, residências, em creches e brinquedotecas.
“Essa é a terceira edição do projeto, dessa feita com o importante apoio dos Editais Setoriais. Os recursos nos ajudaram a adquirir livros e capacitar os agentes. Ao final do projeto, o material de leitura seda doado ao acervo da Biblioteca Municipal”. No projeto, foram priorizados os autores nacionais, com leituras que ajudarão na formação cidadã dos meninos e meninas de Madre Deus. Livros como “Bom dia todas as cores”, da escritora Ruth Rocha, serão “contados” para grupos de crianças, estimulando a leitura desde a alfabetização.
O projeto conta com a participação de Jéssica Queirós, Naira Lane, Elaine Lima e Márcia Andrade, que atuarão como agentes de leitura e mais funcionários da biblioteca municipal. “Os agentes começam a visitar as comunidades no dia 6 de fevereiro buscando alcançar o máximo de público. Essa edição é dedicada ao garoto Gustavo Medeiros, que deixou-nos aos 11 anos devido a uma leucemia. Ele gostava de leitura e estava internado no Hospital martagão Gesteira, em Salvador”, conta Cláudio Silva. “Lê para mim, Madre”, será também levado às famílias de pescadores e marisqueiras do município.