Por mais bonita que seja a bolsa, sempre haverá a chance de ela se tornar enjoativa para quem a utiliza. Para não se desfazer do acessório ou acomodá-lo no fundo do armário, uma alternativa contornável é o uso do lenço para incrementar o design.
Lenço como alça: a técnica de enrolar a alça com um lenço, de acordo com o site da revista Vogue, é uma opção que dá uma cara nova para a bolsa e é muito simples de fazer, além do toque de originalidade. Essa dica é mais indicada para bolsas pequenas, já que os lenços não aguentam muito peso. Escolha um lenço bonito que combine com a cor e a textura da peça, passe ele pelas argolas laterais que seguram a alça original, dando um nó para finalizar. Se o lenço for muito comprido, as pontas podem ser deixadas de fora, dando um charme a mais (se quiser, pode fazer um laço com o tecido excedente).
Lenço enrolado na alça: enrolando um lenço na alça inteira e dando um nó em um dos lados para finalizar, o resultado obtido é uma bolsa atualizada e moderna. O lenço precisa ser longo e a amarração funciona melhor com alças durinhas e curtas.
Lenço livre na alça: um lenço bonito amarrado com apenas um nó e que deixe as pontas longas soltas garantem à bolsa um visual elegante e estiloso. O lenço dá movimento e cor ao look, por isso podem ser escolhidas cores e estampas marcantes.
Bandana na tampa da bolsa: aquela parte durinha fecha a bolsa e ocupa quase toda a frente da peça pode ser coberta com uma bandana, ocupando o máximo possível da tampa, ficando liso sobre a bolsa com um nó por dentro, ou amarrotado com o nó aparente em algum lugar.