Ortopedista de coluna explica que as causas mais comuns das lesões do cóccix são fatores externos como quedas ou traumas, mas podem também ser fatores internos como os partos e pressões excessivas
Há pouco tempo a cantora Adele, 34 anos, relembrou durante uma entrevista, a lesão que sofreu na base da coluna, mais especificamente na região do cóccix, quando caiu no banheiro após se assustar com uma brincadeira feita pelo filho. O cóccix fica logo abaixo do sacro (osso achatado maior que o cóccix, de formato triangular, localizado abaixo da última vértebra lombar) e representa a pontinha da coluna.
“As estruturas têm a função de suportar o peso e estabilizar o tronco, com papel fundamental para conseguir se sentar, se manter em pé e caminhar. Por se tratar de uma região delicada do corpo, o tratamento para a lesão no cóccix pode ser muito lento e requer paciência do paciente. Recomenda-se repouso absoluto por algum tempo e que se evite a prática de atividades físicas muito intensas”, explica o ortopedista e especialista em coluna, Djalma Amorim Jr..
Ainda de acordo com o médico, para controlar a dor podem ser prescritos remédios antiinflamatórios e analgésicos, bem como algumas pomadas para diminuir o inchaço e evitar o processo de inflamação. “Em alguns casos, é realizada uma técnica interna para correção do cóccix. Caso essa manobra conservadora não possa ser realizada, o procedimento cirúrgico pode ser a melhor opção”, afirma.
Caso as dores na região do cóccix persistam e atrapalhem as tarefas cotidianas, busque atendimento médico. O ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped, Clínica Santa Helena e Hospital Português.