Por meio do “Meu descarte legal – na praia”, aconteceu, neste domingo (25/2), em Barra do Jacuípe, o 3º momento de ações do projeto, que é realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Empresa de Limpeza Pública (Limpec). Na oportunidade, equipes, compostas por colaboradores e voluntários, atuaram em conjunto a fim de atingir o maior número de pessoas na localidade.
A ação partiu do trabalho de orientando dos banhistas sobre a importância do descarte correto para a manutenção do ecossistema da vida marinha e da saúde humana. Em seguida, um grupo atravessou o rio para fazer a limpeza manual da faixa de areia e do manguezal, onde foram encontrados resíduos, como latas, plásticos, garrafas de vidro, entre outros, que, se destinados corretamente, podem até ser reaproveitados.
Realizando contato direto com os banhistas, o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, falou sobre o orgulho de estar à frente do projeto, que, segundo ele, se tornou referência na Bahia e até mesmo inspiração para outras ações similares. “O que fazemos aqui é de suma importância, principalmente diante de dados tão alarmantes sobre a degradação do meio ambiente, que estima que daqui a 50 anos, podem existir mais plásticos e resíduos no mar do que vida marinha”, explicou.
Durante toda a atividade, além do diálogo com banhistas, moradores, turistas e visitantes, foram distribuídas sacolas ecológicas biodegradáveis de forma a reforçar a orientação e incentivar a população a fazer o descarte correto dos resíduos produzidos. A equipe da Limpec também confeccionou placas decorativas com o intuito de lembrar sobre a preservação ambiental, além de decorar a localidade de Barra do Jacuípe.
Mais uma vez, a curtição ficou por conta do grupo de zumba “Lobinhas”, que contagiou a todos no local. A “Trupe da Reciclagem” também esteve presente realizando o trabalho de conscientização voltado para atingir o público infantil.
A ideia do projeto de verão, que está na 3ª edição, é visitar ainda as praias de Arembepe e Itacimirim nessa temporada. Este ano, a ação já passou por Guarajuba, no dia 4 de janeiro; e em Jauá, dia 18 de fevereiro. A meta é de que até 30 mil pessoas sejam conscientizadas através o fim dessa temporada.