A equipe de educação ambiental da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) percorreu as ruas do bairro do Bonfim, na quinta-feira (26), para sensibilizar os moradores sobre a importância de respeitar os horários de coleta de lixo. O objetivo é evitar o acúmulo de resíduos nas ruas, contribuindo para um ambiente mais limpo e agradável para todos.
Os agentes estiveram em estabelecimentos comerciais e residências, explicando os horários de coleta de lixo na região e a importância de disponibilizar os resíduos próximos a esses horários. No Bonfim, o horário de coleta é a partir das 9h. A orientação é que o descarte seja feito até uma hora antes desse horário.
A população também foi orientada a descartar resíduos de construção civil, materiais volumosos, poda e inservíveis em ecopontos disponibilizados pela Limpurb em toda a cidade. A iniciativa também promove a conscientização sobre as consequências negativas de deixar lixo acumulado nas ruas, como o aumento de pragas urbanas e os riscos à saúde pública.
Impacto – Na Rua Visconde de Cabo Frio, por exemplo, o acúmulo de lixo, fruto do descarte irregular, tomava conta da calçada e os resíduos se espalhavam pelo chão, chegando ao meio da via. O mau cheiro era uma das grandes reclamações. Recentemente, no entanto, a Limpurb instalou um ponto verde no local, iniciativa que tem o objetivo de erradicar áreas utilizadas para o descarte irregular de resíduos. Iniciativas como essa podem ser solicitadas pelos moradores por meio do Fala Salvador, no número 156.
Cristiana Silva, de 47 anos, mora no Bonfim há uma década. Ela destacou a importância de ações de conscientização promovida pela Limpurb nesta quinta. Ela diz que moradores de outros bairros também costumam jogar o lixo fora das estruturas coletoras, contribuindo para o descarte irregular na região.
“São pessoas que vêm de outros locais e jogam o resíduo ali fora da caixa. E aí cria realmente algo indesejável. E a gente precisa se organizar, precisa ter essa educação ambiental que faz mal para si e para o próximo também. Então é muito interessante a ação da Limpurb. Espero que as pessoas cumpram realmente com as orientações”, comentou.
Erika Rocha, de 42 anos, também moradora do Bonfim, comentou sobre a importância de separar o lixo, não apenas para manter as ruas limpas, mas também por uma questão de consciência ambiental. “Eu acho muito importante a gente ter esse cuidado de separar o lixo, não só por conta da rua ficar limpa, por conta mesmo de consciência ambiental, né? Sabemos que tem um pessoal que faz essa reciclagem, então é importante a gente ter cuidado com os vidros”, disse.