A Livraria Leitura celebra um ano de 2024 marcado por crescimento e superando suas expectativas com 121 lojas na rede, o que a consolida como a maior rede de livrarias físicas no Brasil. Neste ano, 13 novas lojas foram abertas e, somente no último bimestre, foram realizadas 3 inaugurações no Estado de São Paulo e 1 em Goiânia.
Em outubro de 2024, a Livraria Leitura abriu sua loja no Aeroporto de Guarulhos, que conta com uma área de 60 m². Logo em seguida, o Shopping Taboão da Serra, em São Paulo, recebeu uma nova unidade, ocupando 255 m². Já na primeira quinzena de novembro, o Shopping Aricanduva, o maior shopping da América Latina, abriu uma unidade com uma área de 373 m². Encerrando o ciclo, no final de novembro, o shopping Passeio das Águas, em Goiânia, inaugurou sua loja com 320 m².
Marcos Teles, Presidente da Leitura, ressalta que a expectativa é registrar um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas nas lojas que já estavam em operação, além de um aumento de 18% em 2024, considerando as novas unidades abertas. “Foi um ano bom, nós tivemos um crescimento de dois dígitos e conseguimos abrir um número expressivo de lojas, com um saldo positivo de 11 unidades, passando de 110 para 121 operações”, avalia.
Para 2025, o plano de expansão da rede prevê a entrega de mais dez unidades. Além da expansão no número de lojas, Teles destaca que a rede de livrarias mineira também espera ampliar em mais de 1 milhão de livros vendidos e fechar o próximo exercício com cerca de 12 milhões de cópias comercializadas no Brasil.
Dentre os diferenciais da Leitura, Teles aponta o cuidado com os resultados operacionais. Ele explica que a empresa está sempre buscando manter o desempenho com saldo positivo, com uma média segura de inaugurações somada ao encerramento de operações deficitárias.
Outro ponto citado pelo empresário é atenção quanto às novidades no mercado e às demandas do consumidor. Segundo ele, a varejista é a maior rede no mercado de venda de livros em lojas físicas do País e a segunda no e-commerce nacional.
O presidente da Leitura ainda ressalta o impacto que a internet tem tido nas vendas tanto da varejista quanto das demais livrarias. Para ele, os lançamentos de séries inspiradas em livros e o fenômeno das indicações de influenciadores digitais do ramo da leitura são alguns dos fatores que têm contribuído para o crescimento nas vendas. Mais de 62% do faturamento na empresa em 2024 veio da venda de livros.