O Brasil domina a lista de finalistas ao tradicional prêmio Rei da América, do jornal uruguaio El Pais. O Grêmio emplacou o volante Arthur e Luan, enquanto o Flamengo terá o atacante peruano Paolo Guerrero no páreo para saber quem é foi o melhor jogador do continente sul-americano desta temporada.
Luan sai na frente como favorito ao prêmio. Eleito melhor jogador da Libertadores, ele foi decisivo na conquista gremista, tendo marcado inclusive um golaço no segundo jogo da final contra o Lanús, vencido por 2 a 1 pelos brasileiros.
Arthur também teve destaque na conquista da América pelo Grêmio. Aos 21 anos, é um dos pilares do meio-campo montado por Renato Gaúcho. Atualmente, é pretendido pelos gigantes Real Madrid e Barcelona. Desfalque no Mundial de Clubes, fez falta aos gremistas na final contra os merengues.
Guerrero passou o ano em branco em termos de títulos pelo Fla, mas foi fundamental na campanha do Peru no retorno à Copa do Mundo, tendo feito o gol que garantiu a seleção do seu país na repescagem. Contudo, terminou a temporada em baixa por conta do caso de doping e não disputou a final da Sul-Americana com o clube carioca, perdida posteriormente para o Independiente, da Argentina. Ele está suspenso por seis meses pela Fifa.
O atual vencedor do prêmio é o atacante Miguel Borja, do Palmeiras, campeão da Libertadores com o Atlético Nacional, em 2016. O último brasileiro a levar o caneco foi Ronaldinho, em 2013, quando atuava pelo Atlético-MG.
Bahia Notícias