A cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), no oeste baiano, passou a contar com um novo ambiente de acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de violência e seus familiares. Trata-se de uma unidade da Ludoteca, espaço que funciona como espaço de apoio a atendimentos por profissionais da saúde, justiça e assistência social a crianças e adolescentes que sofrem ou testemunham situações de violência. No município, a implantação foi possível por meio da parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal da Cidadania e da Coordenadoria do Centro de Convivência do Conquista.
A Ludoteca, inaugurada na última sexta-feira, 17, funciona no Bairro Conquista e realiza atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, assim como dos familiares vítimas também da violência. Para isso, o espaço possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico, em um ambiente climatizado e com os materiais pedagógicos adequados.
“A Ludoteca de LEM é a número 120 doada pelo Instituto Sabin no Brasil e a 14ª na Bahia. Esses espaços são preparados para o acolhimento, escuta e oitiva de crianças e adolescentes em um ambiente acolhedor, com recursos lúdicos e didáticos, como decoração, brinquedos, livros e jogos”, explica Gabriel Cardoso, gerente-executivo do Instituto Sabin.
Presente na inauguração do espaço, a secretária de Cidadania de Luís Eduardo Magalhães, Scheilla Bernardes, destacou a importância da parceria: “Hoje estou aqui para agradecer ao Instituto Sabin por ter escolhido a nossa cidade e a nossa unidade do Bairro Conquista para receber esse projeto tão importante, que é a Ludoteca”.
Ela pontuou ainda que o novo local de acolhimento está em uma localidade populosa da cidade, com a presença de muitas crianças. “É um bairro onde temos registros de crianças inseridas no trabalho infantil e casos de exploração e abuso sexual. E essa Ludoteca vem para que as pessoas possam acolher, de forma mais humana, as crianças em situação de vulnerabilidade”, afirma a secretária, que acrescenta: “Temos psicólogos e assistentes sociais em nossa rede de proteção e vamos destinar algumas horas de trabalho desses profissionais para o acolhimento e o atendimento dessas crianças”.
O Programa Ludotecas existe desde 2018 e já impactou mais de 200 mil pessoas em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Na Bahia, as Ludotecas estão presentes em Salvador, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Sobre o Instituto Sabin
Há 18 anos o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuando em 15 estados, além do DF, o instituto tem a nobre missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. A organização já investiu mais de R$57 milhões em iniciativas de impacto social, impactando diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.
Sobre o Grupo Sabin
Na Bahia desde 2009, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente. O Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje, conta com cerca de 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende a mais de 7 milhões de clientes por ano, em 352 unidades distribuídas de norte a sul do país.
O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.