O presidente Michel Temer recebeu nesta quinta-feira (15) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na residência oficial da vice-presidência, o Palácio do Jaburu. Entre os assuntos discutidos na reunião estavam a estratégia para apreciar com rapidez a eventual denúncia criminal contra o presidente na Câmara e a agenda de Maia na próxima semana. A partir da segunda-feira (19), Maia irá ocupar interinamente a Presidência da República no período da viagem oficial de Temer à Rússia e à Noruega. O embarque de Temer está previsto para as 11h de segunda.
Estiveram ainda no Jaburu com Temer, os ministros da Secretaria de Governo, Moreira Franco e da Educação, Mendonça Filho. Eles saíram do encontro sem falar com a imprensa.
A expectativa em Brasília é que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresente ao STF (Supremo Tribunal Federal) na segunda-feira (19), ou ao longo da semana, uma denúncia contra o presidente Michel Temer com base nas delações da JBS. Para que o presidente seja julgado pelo STF, porém, a Constituição estabelece que primeiro a Câmara autorize a abertura do processo, em votação similar a de abertura de um processo de impeachment.Se isso ocorrer, será a primeira vez que um presidente brasileiro é denunciado por crime comum no exercício do cargo.
Como são necessários 342 votos para que o processo siga no STF, o Planalto aposta na sua base aliada, que ainda é maioria na Câmara, para derrubar a investigação. Por isso prefere uma votação rápida, antes que novos fatos provoquem uma debandada na base de apoio.
Apesar do cenário de possível denúncia, o presidente Temer decidiu manter a viagem à Rússia e Noruega para esta semana. O objetivo da viagem é atrair mais investimentos ao Brasil nas áreas de energia, portos e ferrovias e no fundo da Amazônia.
Veja abaixo a programação prévia de Temer na viagem:
Terça-feira (20)
9h – horário local. Desembarque em Moscou.
Temer deve almoçar no hotel. Depois, participa de seminário com investidores russos interessados nos ramos de energia, portos e ferrovias e janta na casa do embaixador brasileiro em Moscou.
Quarta-feira (21)
11h – encontro com a presidente do Conselho da Federação Russa, a senadora Valentina Matvienko.
Depois, tem encontro com o presidente da Duma (legislativo), deputado Vyacheslav Volodin.
Na sequência, deposita flores no túmulo do soldado desconhecido. Depois, tem encontro reservado com o presidente Vladimir Putin, seguido de reunião ampliada em formato de almoço, no Kremlin.
Participa de cerimônia de assinatura de atos, que inclui a simplificação de assuntos ligados à Receita Federal entre os dois países, e de declaração à imprensa, no Kremlin.
À noite, encontro com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev, na Câmara Branca.
Quinta-feira (22)
11h – embarque para Oslo, onde terá encontro com investidores noruegueses depois do almoço. Temer deve almoçar durante o voo. A Noruega é o oitavo país que mais investe no Brasil e o primeiro no fundo Amazônia.
À noite, jantar na Embaixada do Brasil na Noruega.
Sexta-feira (23)
Visita a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg; o presidente do parlamento; o rei Harald V, seguido de almoço com o rei.
No início da noite, retorno ao Brasil.
R7