O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou nesta quarta-feira (27) que a declaração do presidente Jair Bolsonaro, de que irá “participar e influir na presidência da Câmara dos Deputados”, demonstra intenção do chefe do Executivo em tornar o Parlamento um anexo do Palácio do Planalto.
“É um alerta para deputadas e deputados que a intenção do presidente em tornar o Parlamento em um anexo do Palácio do Planalto, o que enfraquece o mandato de cada deputada e o protagonismo da Câmara nos debates com a sociedade”.
Durante a manhã, Bolsonaro tomou café da manhã com 30 deputados do PSL para firmar o apoio de seu antigo partido a Arthur Lira (PP-AL) na eleição da Câmara, marcada para segunda-feira (1º). “Vamos, se Deus quiser, participar e influir na presidência da Câmara com esses parlamentares, de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil”, afirmou Bolsonaro.
O presidente da Câmara apoia a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), adversário do candidato apoiado pela Palácio do Planalto, Arthur Lira (PP-AL). “A frase dele agora é a prova que precisamos de um candidato que dialogue, não seja oposição e entenda que o parlamento é outro Poder, que se dá com liberdade que o presidente da Câmara tem para conduzir a pauta”.
R7