Laços amarelos estão sendo pintados em vias da cidade como parte das ações desenvolvidas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) para a campanha Maio Amarelo. Trechos das avenidas Antônio Carlos Magalhães, Miguel Calmon, Magalhães Neto, da Ligação Iguatemi-Paralela (Lip), no Vale dos Barris, no Largo do Campo Grandes, entre outras vias serão sinalizadas com a marca da campanha, que busca chamar a atenção da sociedade para o número de acidentes e de mortes no trânsito.
“Nosso objetivo é fazer com que o condutor repense suas atitudes no trânsito quando vir no chão o laço amarelo que representa a campanha”, contou o superintendente Fabrizzio Müller. A tinta usada para a pintura é de baixo custo e de menor durabilidade, já que esta é uma ação especial do órgão de trânsito.
Em Salvador, a campanha deste ano está focada para os motociclistas, que têm representado um aumento no número de vítimas de acidentes, indo na contramão dos dados registrados pelos órgãos nos últimos anos. No primeiro trimestre de 2018, foram registradas 10 mortes de motociclistas na cidade. No mesmo período de 2019, já são 15 motociclistas mortos em acidentes de trânsito.
“Salvador conseguiu reduzir em 51% o número de mortes no trânsito entre 2011 e 2017, atingindo com antecedência a meta da ONU para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020. Já os casos envolvendo motociclistas vão na contramão destes dados, é isso que queremos mudar na cidade”, contou Müller. Durante todo o mês, o órgão vem realizando ações de conscientização junto a diversos seguimentos, em busca de promover um trânsito mais gentil e seguro na cidade.