Mais de 300 mil clientes do Banco do Brasil regularizaram suas dívidas pelo portal da instituição financeira, em todo o Brasil, desde 2014, num total de R$ 3,47 bilhões. O ticket médio é de aproximadamente R$ 7 mil para pessoa física e R$ 68 mil para empresas.
Lançado em 2014 pelo Banco do Brasil para negociação de dívidas pela internet, a ferramenta facilita a vida de quem deseja renegociar seus débitos sem a necessidade de se deslocar até uma agência. Pelo site, é possível consultar o saldo devedor e o número de parcelas em atraso dessas operações – além do valor de tarifas pendentes.
Ao final da consulta, o cliente do BB pode selecionar uma opção e parcelamento para quitar sua dívida, que pode ser paga por boletos gerados no próprio portal. A ferramenta também avalia a possibilidade de concessão de abatimentos no valor das dívidas. Os pedidos são avaliados por um algoritmo que pondera, entre outros aspectos, a probabilidade de recuperação do crédito.
Renegociação
Lançada em setembro deste ano, após um período de testes com grupo reduzido de clientes, a função “Solução de Dívidas” para renegociação de créditos foi definitivamente aberta no aplicativo do BB para celular. A nova função está disponível para clientes pessoas físicas, usuários dos sistemas operacionais Android e IOS.
A ferramenta disponível nos smartphones permite que o cliente do Banco do Brasil tenha acesso às mesmas funções já disponíveis no portal da internet. É possivel definir o valor da entrada e a quantidade de parcelas que melhor se adapta às condições de pagamento, limitado ao número máximo de 60 meses; consultar acordos já pactuados e fazer o cancelamento da renegociação no mesmo dia da contratação e o uso de abatimentos negociais (descontos) quando necessários.
Desde o início do piloto, foram registrados mais de 26 mil acordos, totalizando R$ 185 milhões em renegociações. O ticket médio é de aproximadamente R$ 7 mil.
Mutirão
Até o próximo dia 20, em Brasília, clientes pessoa física do Banco do Brasil podem comparecer à sede do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) para renegociar suas dívidas.
O atendimento é realizado por equipe especializada do BB, com capacidade de realizar 200 atendimentos por dia, permitindo a renegociação de dívidas vencidas de clientes pessoa física do Banco, como Crédito Direto ao Consumidor (CDC), cheque especial, cartão de crédito e financiamentos imobiliários, inclusive Minha Casa Minha Vida, em condições especiais.
Servidores do Procon acompanham todas as renegociações a fim de pacificar o entendimento entre as partes.
Os interessados devem comparecer portando documento de identificação oficial com foto (RG, CNH ou passaporte) e comprovante de renda atualizado.
Agência Brasil