O dia a dia das famílias envolve várias questões e decições, condições que geralmente causam tensão nos adultos. De acordo com pesquisadores da Associação Americana de Psicologia, 91% das crianças e adolescentes entre 8 a 17 anos também sofrem com o estresse dos pais.
Segundo os cientistas, os filhos são influenciados pelo comportamento dos pais. Assuntos que deveriam ser resolvidos apenas entre os pais, acabam resvalando nas crianças e a condição os prejudica, por serem mais vulneráveis na hora de receber e digerir problemas e outras situações conflituosas.
De acordo com o site Vix, a maior preocupação dos especialistas são os hormônios produzidos qusando o corpo está sob uma situação de estresse, podendo atrapalhar o desenvolvimento das crianças e jovens. A adrenalina e o cortisol, que são liberados quando eles presenciam cenas de brigas e discussões causam sérios danos para a área de aprendizado no cérebro, assim como irritação e ansiedade nos pequenos.
Portanto, reserve momentos para ter “conversas de adulto” longe das crianças. Elas não têm culpa pelos problemas financeiros, por exemplo, mas podem achar que sim pelo jeito que o assunto é tratado. Tenha como pauta coisas sobre a vida do seu filho, como escola e amigos, enquanto a família estiver reunida.
Bahia Notícias