O quarto encontro de 2019 do programa Mais Infância aconteceu na manhã deste sábado (15), no Teatro Caetano Veloso, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. Mais de 400 educadores de creches comunitárias da capital e do interior marcaram presença na atividade promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).
Nesta edição, o Mais Infância contou com a apresentação de um case e com painéis sobre censo escolar e também educação ambiental. O superintendente de Planejamento da Secretaria da Educação do Estado, Manoel Calazans, ressaltou o potencial multiplicador da ação. “As formações do Mais Infância têm a capacidade de permitir que o professor retorne à creche e faça um trabalho de multiplicação com os colegas. O potencial é enorme, já que os encontros têm, em média, 500 participantes”, lembrou.
Resultados
O caso apresentado mostrou como o programa vem contribuindo para a evolução das crianças atendidas pela Creche Comunitária São Roque, no bairro do Lobato, em Salvador. Professora da unidade, Samira Braz, que participou de todos os encontros, desde o início da iniciativa, em 2017, foi a responsável pela exposição. “É um projeto que tem somado muito. É notória a evolução, tanto das professoras quanto dos pequenos, que têm interagido cada vez mais cedo e melhor em sociedade”, destacou.
Nesse sentido, Calazans ressaltou que “a educação comunitária é muito próxima dos familiares e do entorno, o que favorece que a comunidade esteja articulada com as creches”.
Este ano, os encontros do projeto, dez ao todo, serão norteados pelo tema ‘Por uma infância democrática e igualitária’.
Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, o Mais Infância, por meio de ações pedagógicas, amplia a capacitação de educadores que lidam com crianças de 0 a 5 anos, em creches de Salvador e de cidades como Mucugê, São Francisco do Conde e Candeias.