Mais uma entrega de equipamentos para fortalecer a segurança alimentar e a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos municípios baianos foi realizada hoje (6). Desta vez, as localidades de Queimadas, Presidente Jânio Quadros, Serra Preta e Santanópolis, foram os contemplados com veículos Fiat Strada, congeladores horizontais, balanças eletrônicas, pallets, mesas e cadeiras de escritório.
Segundo o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, 50 municípios serão contemplados com a ação, que visa o “fortalecimento da segurança alimentar de pessoas em vulnerabilidade social, além de incrementar o escoamento da produção de agricultores familiares da Bahia, por meio do PAA”, disse ele.
“Essa modernização fortalece a produção dos nossos 22 agricultores familiares, ao mesmo tempo em que a ação contribui para garantirmos a segurança alimentar e nutricional de 200 famílias acompanhas pelo nosso município”, declarou Marcos Aquino, secretário de Agricultura de Queimadas, que esteve na entrega dos kits, junto aos prefeitos de Pé de Serra, Antônio Joilson Carneiro, e de Santanópolis, José Florin.
A ação ainda prevê a entrega de notebooks e impressoras. Os recursos para a aquisição de todos os equipamentos são do Ministério da Cidadania com contrapartida do Governo do Estado, por meio da SJDHDS.
Sobre o PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, e justamente por isso, não pode parar nessa época, de pandemia, em que a população enfrenta grande dificuldade.
O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Antes da pandemia as pessoas beneficiadas precisavam ir fazer a retirada dos alimentos, agora, para evitar aglomeração, a SJDHDS tem realizado a entrega a domicilio.