Pelo menos quatro pessoas, sendo três maiores e um menor de idade, foram encaminhados à Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), após uma confusão entre manifestantes e seguranças na estação Sé do Metrô, por volta das 22h desta terça-feira (18). Os manifestantes estavam voltando de um protesto contra os cortes no Passe Livre Estudantil.
Um fotógrafo que registrava a movimentação acabou sendo agredido por um segurança. De acordo com ele, a confusão começou dentro da plataforma do metrô Sé.
Cerca de 30 manifestantes tentaram fazer um “catracasso”, ou seja, pular as catracas sem pagar passagem, quando então começou o tumulto.
Neste momento, em que o fotógrafo registrava a movimentação, ele foi agredido pelo segurança do Metrô. Mesmo identificado como jornalista (capacete de imprensa), ele disse que foi agredido com o cassetete e com cabeçada. Ele continuou acompanhando a manifestação e foi agredido mais duas vezes pelo mesmo segurança. Ele está com hematomas no rosto e disse que teve parte do equipamento danificado.
Em meio ao tumulto, quatro pessoas foram detidas, sendo três maiores e um menor. O fotógrafo agredido e o segurança também foram encaminhados à delegacia. De acordo com o plantonista do Delpom, as quatro pessoas já foram ouvidas e liberadas.
Por meio de nota, o Metrô se manifestou dizendo que “um grupo de 100 manifestantes burlou as catracas da estação Sé do Metrô” e que “agentes de segurança do Metrô agiram para conter os manifestantes e acionaram a Polícia Militar”. Ainda segundo a nota, “um agente de segurança acabou agredido e ferido pelos invasores”.
R7