A magia do Carnaval permeia a cultura brasileira e é traduzida em uma rica diversidade de manifestações, que encanta muitos corações. Em Camaçari não é diferente, o encanto carnavalesco é marcante na história cultural da cidade, seja em festejos vividos em outrora, a tradições mantidas até os dias atuais. A celebração da festa de Momo no município é o tema da exposição “De Outros Carnavais”, em cartaz no Boulevard Shopping Camaçari.
Com curadoria e produção do artista plástico Deo Senna, e colaboração da agente cultural e artesã Selma Solange, a mostra exibe peças que propõem uma viagem no tempo, evidenciando elementos que transitam entre diferentes momentos dos Carnavais antigos. Dentre eles, itens de manifestações culturais de Camaçari, a exemplo do Boi Mirim de Parafuso e Bloco Sucuiu, com destaque para o Camafolia, que teve início em 1997.
O vice-prefeito José Tude foi na noite desta quinta-feira (23/2) conferir a mostra. “Acabamos de viver o Carnaval e temos aqui esta exposição superinteressante que nos faz recordar das nossas festas de Camaçari, especialmente do Camafolia, que foi um sucesso e era considerado a abertura do Carnaval da Bahia. Deixou saudade e lembramos com emoção”, afirmou.
Nas oito edições em que foi realizado, o Camafolia contou com a participação de grandes nomes da cena musical do Carnaval, como as bandas Chiclete com Banana, Harmonia do Samba, Asa de Águia e É o Tchan. O evento fazia a alegria do folião pipoca durante três dias, atraindo público de toda a região metropolitana e da capital baiana.
A secretária da Cultura, Márcia Tude, também fez questão de prestigiar a mostra e destacou que a iniciativa “resgata a memória afetiva do município e sua cultura. As pessoas têm saudade do Camafolia, nosso sonho é a volta dele, um legado deixado por Tude quando foi prefeito”, disse a gestora.
Na exposição, as histórias são contadas através de fotografias, documentos, fantasias tradicionais, acessórios, abadás e esculturas. Há, ainda, elementos instagramáveis para que os visitantes possam interagir e fazer fotos no local.
O artista plástico Deo Senna contou sobre o processo de produção. “Procurei os principais atores que desenvolveram o Camafolia e que estão envolvidos nas demais manifestações carnavalescas de Camaçari retratadas. Acredito muito no poder que tem uma exposição, trazendo coisas que não encontramos na internet. E a ideia dessa iniciativa é justamente trazer à tona aquilo que é nosso, valorizando e fomentando nossas tradições para não deixá-las morrer”, destacou.
A mostra “De Outros Carnavais” pode ser conferida no piso L1 do Boulevard Shopping Camaçari, em frente à praça central, nos dias de funcionamento do empreendimento: de segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingo, de 13h às 21h. A exposição estará disponível até a primeira quinzena de março.