O grupo Maracatu dos Ventos de Ouro, que tem como objetivo valorizar, difundir e expandir a tradição cultural do maracatu de baque virado, por mais um ano consecutivo, após o ciclo de oficinas de confecção, abre inscrições para a oficina de introdução ao maracatu. O público geral tem até 15 de julho ou até acabarem as vagas, para se inscrever neste link. As oficinas acontecem no Instituto Federal da Bahia – IFBA.
A palestra de abertura das turmas de introdução ao maracatu acontece no dia 19 de julho e as aulas vão acontecer sempre aos sábados, das 15h30 até às 17h30, a partir do dia 20. Das vagas disponibilizadas para cada oficina, 60% são reservadas para pessoas negras e indígenas, 10% para pessoas brancas e amarelas e 30% das vagas terão isenção de taxas e serão destinadas para pessoas autodeclaradas de baixa renda, mulheres e população LGBTQIANP+ em situação de violências acolhidas pelo instituto Casa Marielle Franco Salvador. A taxa de R$50,00 será cobrada para custos e manutenção dos instrumentos do grupo utilizados na oficina. Os cursos serão ministrados pela mestra do Maracatu Ventos de Ouro, Josy Garcia e integrantes do grupo.
O ciclo de oficinas do grupo é todo conectado, já que os instrumentos e adereços produzidos nas primeiras oficinas, passaram a fazer parte do acervo Maracatu Ventos de Ouro, para serem usados de forma coletiva nas atividades, ensaios, cortejos e também nas oficinas de introdução ao maracatu.
O projeto Maracatu Ventos de Ouro foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, e tem o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.
SERVIÇO:
O QUE: OFICINA DE INTRODUÇÃO AO MARACATU
QUEM: Grupo Maracatu Ventos de Ouro
QUANDO: 19 DE JULHO A 1 DE SETEMBRO
ONDE: Instituto Federal da Bahia – IFBA – Av. Araújo Pinho, nº39, Canela.
QUANTO: TAXA DE INSCRIÇÃO DE 50,00