O Hospital Martagão Gesteira dará início, na semana que vem, a uma parceria de aperfeiçoamento técnico com o Hospital Sírio-Libanês para realização de transplante de fígado em crianças de 0 a 14 anos.
A partir da parceria os profissionais das duas instituições trabalharão em conjunto e realizarão os primeiros transplantes no estado. Segundo o Martagão, a tutoria do Sírio-Libanês abrangerá as áreas clínicas, anestesiologia e enfermagem, além dos próprios procedimentos cirúrgicos que serão realizados em conjunto pelas equipes dos dois hospitais.
Promovida pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (CGSNT/MS), a iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
“Os transplantes em crianças são um desafio universal e caberá ao Hospital Martagão Gesteira suprir esta lacuna em nosso Estado, não somente no caso dos fígados, mas também em rins e medula óssea. Futuramente, corações também serão transplantados”, afirmou Carlos Emanuel Melo, diretor-presidente do Martagão. A expectativa é de que o primeiro transplante seja realizado no início de 2020.
O termo de compromisso da parceria será assinado ema uma cerimônia na segunda-feira (2), às 10h, no auditório do Martagão Gesteira, em Salvador. Representantes dos dois hospitais assinarão o documento. O evento contará ainda com a presença do Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, e do Secretário Municipal da Saúde de Salvador, Léo Prates, dentre outras autoridades.
Bahia Notícias