O mutirão aconteceu no último sábado, 22 de outubro
Rosangela Pereira de Lima acordou por volta das 4h da manhã no sábado (22/10), no bairro de Periperi, para conseguir chegar às 8h na Maternidade Climério de Oliveira, em Nazaré. O motivo de acordar tão cedo foi porque Rosangela não queria se atrasar para a consulta com mastologista e exames da mama que não conseguia fazer há cinco anos.
“A maior riqueza que temos na vida é a nossa saúde e eu estou muito feliz de ter conseguido agendar o atendimento e fazer meus exames, mesmo que tenha sido longe de onde eu moro”, comemorou a dona de casa de 53 anos.
No sábado, Rosangela fez mamografia, ultrassonografia das mamas, exames de laboratório e foi atendida em consulta com mastologista. Todos os atendimentos fizeram parte do Mutirão do Outubro Rosa, realizado pela MCO-UFBA/Ebserh.
No mutirão, a Maternidade atendeu 74 mulheres para consultas com mastologistas e todas elas fizeram também a ultrassonografia das mamas. Outras 30 fizeram mamografias e algumas agendaram punção mamária. Além dos exames da mama, 21 mulheres foram atendidas no laboratório para coleta ou agendamento de exames.
Para Gildete Santos Pereira, 47 anos, a realização do mutirão em um final de semana foi a melhor opção para conseguir fazer o acompanhamento. “Sei que temos que nos prevenir e da importância de ser acompanhada, mas trabalho a semana toda e fica muito complicado sair para as consultas. O atendimento hoje foi muito bom, a equipe muito educada e cuidadosa”, ressaltou.
O mutirão faz parte da campanha do Outubro Rosa, mês voltado para conscientização e prevenção do câncer de mama. Todos os atendimentos foram agendados previamente e aconteceram das 8h às 17h. Durante todo o dia foram realizadas atividades educativas com profissionais de Nutrição, Educação Física e Serviço Social que orientaram sobre boas práticas para manter hábitos saudáveis e auxiliar na prevenção do câncer de mama.
Saúde das mamasA MCO-UFBA atende por mês mais de 100 mulheres para consultas com mastologista e realiza mais de 500 exames e procedimentos, sempre de segunda a sexta-feira, via Sistema Único de Saúde (SUS). Os casos de câncer de mama diagnosticados são encaminhados para os serviços de saúde especializados na rede SUS.
Câncer de mamaDe acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele. É também o que causa mais mortes por câncer em mulheres: no ano de 2020 foram registradas mais de 17 mil mortes decorrentes da doença.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor que tem potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando são diagnosticados e tratados no início.