Emocionante no final. Bahia e Fortaleza fizeram uma partida de poucos lances de emoção. O zero azero não saiu do placar, levando a definição da segunda vaga à final da Copa do Nordeste para a cobrança de penalidades. O Bahia levou a melhor graças a uma carta tirada da manga de última hora. o goleiro Douglas foi diagnosticado com Covid-19 e Matheus Teixeira foi convocado para defender a meta do tricolor baiano. Na cobrança de penalidades, ele fez duas defesas que garantiram o Bahia na final mais uma vez contra o Ceará, reeditando o confronto de 2020.
Fortaleza e Bahia já haviam se enfrentado duas vezes em 2021, com uma vitória para cada lado. Pelos duelos recentes, a semifinal ganhou um tom extra de rivalidade. No terceiro embate do ano, o time baiano começou com mais posse, mas o Tricolor cearense foi mais perigoso e esteve perto de marcar um golaço com Wellington Paulista, que viu Matheus Teixeira adiantado e arriscou quase do meio-campo. Com um time mais criativo, o Bahia subiu de produção e buscou pressionar, principalmente pela direita, com Rossi, que perdeu pelo menos três chances, uma delas com a finalização no travessão. Já o Fortaleza, escalado com três volantes, ficou sem saída de bola e tentou apostar nos contragolpes, tendo David como principal arma. Ao fim de 45 minutos, o time baiano foi melhor, mas o placar ficou zerado.
Após o intervalo, a dinâmica de jogo seguiu parecida. O Bahia tinha a bola e pressionava o Fortaleza, que tentava a recuperação no campo defensivo para sair em velocidade no contra-ataque. Rossi, inclusive, seguiu como homem mais perigoso do time baiano, mas desperdiçou as chances que teve até ser substituído. Nos minutos finais, as equipes passaram a arriscar menos. Felipe Alves chegou a fazer cera para que o jogo terminasse. O empate em zero a zero levou a decisão para a disputa de pênaltis.
O Bahia levou a melhor na disputa de pênaltis por 4 a 2. Bruno Melo e Robson desperdiçaram as cobranças pelo Fortaleza, enquanto Lucas Crispim e Ederson acertaram o alvo. No Tricolor baiano, Juninho Capixaba perdeu, mas viu Gilberto, Galdezani, Rodriguinho e Conti balançarem as redes.
A disputa de pênaltis transformou Matheus Teixeira em um herói de última hora. O goleiro foi escalado como titular após Douglas Friedrich testar positivo para Covid-19. Reserva imediato, Mateus Claus se recupera de lesão, o que abriu espaço para o jovem de 22 anos atuar neste sábado. Ele pegou as cobranças de Bruno Melo e Robson.
Foto: Divulgação/EC Bahia
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 0 (2) x (4) 0 Bahia
Copa do Nordeste – Semifinal
Local: Castelão, em Fortaleza
Data: 24/04/2021 (sábado)
Horário: 20h30
Árbitro: Dênis da Silva Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira (Ambos de AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN), auxiliado por José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).
Cartões amarelos: Carlinhos, Tinga (Fortaleza) / Thaciano, Nino Paraíba, Jonas (Bahia)
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto, Juan Quintero e Carlinhos (Bruno Melo); Matheus Jussa, Éderson e Gustavo Blanco (Matheus Vargas); David (Lucas Crispim), Robson e Wellington Paulista (Romarinho). Técnico: Enderson Moreira.
Bahia: Matheus Teixeira; Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick (Jonas), Daniel (Matheus Galdezani) e Thaciano (Lucas Araújo); Rossi (Oscar Ruiz), Rodriguinho e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.